08/11/2018 09:10:51

Saúde

Outubro foi o mês da prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero em Lajeado

Divulgação

Outubro Rosa foi o mês da prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero.

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Lajeado – TO (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no ultimo dia 31/10 (quarta-feira) o evento Outubro Rosa – Todos Juntos para Conscientizar. O objetivo do evento foi sensibilizar e informar as mulheres do município sobre o câncer de mama e do colo do útero, assim como conscientizar sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável e a pratica de atividade física.

Para isso, tivemos uma tarde repleta de atividades para as mulheres, com a Palestra “Prevenção de câncer de mama e câncer no colo do útero” com o Dr. Luciano Rodrigues Amaral; roda de conversa com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF; testemunho da senhora Andreia Portela sobre a vivência e superação do câncer de mama; programação para elevação da autoestima das mulheres com corte de cabelo e escova e espaço decorado para fotos profissionais; sorteio de brindes e apresentações culturais com o Projeto de Tambores Percussivos do CRAS – Tambores Contagiam - e uma apresentação de teatro com o tema “Se arrisca ou se toca”; também a AMAE teve um stand para divulgação de seus trabalhos. Para finalizar e reforçar a importância da atividade física, tivemos um Aulão de Zumba.

O CMDM busca proporcionar eventos como este visando fortalecer a autonomia e protagonismo das mulheres do município de Lajeado, para que conheçam seus direitos e saibam onde recorrer para a garanti-los de maneira eficaz.

O Conselho atualmente está formado pelas seguintes conselheiras titulares:

Priscila Iob (SEMAS) – Presidente do Conselho

Ingrid Paloma Rodrigues Martins – Secretaria executiva

Siléia Monteiro (SEMEC)

Mara Gonçalves (SEMUS)

Rosiane Gonçalves (SEMUS)

Marisória da Cruz (APL)

Lucivânia de Paula Rua (Entidade religiosa)

Maria Elza de Oliveira (AMAE)

Ambulância e unidade de saúde são entregues em Lajeado

Lazer

Lajeado promove aulão de ritmos nesta segunda - feira (11) na Praça 5 Maio