Ações

Prefeitura de Lajeado prorroga suspensão das aulas até 31 de agosto

Prefeitura de Lajeado prorroga suspensão das aulas até 31 de agosto

O documento foi publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (31).

Em consonância com a decisão do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, decretou que as atividades educacionais na rede de ensino do município devem se manter suspensas até o dia 31 de agosto. A decisão visa garantir que as medidas de prevenção ao novo coronavírus continuem em vigor a fim de combater à propagação do vírus.

Conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Educação deve adotar medidas complementares necessárias ao cumprimento do disposto no art. 2º do Decreto, adotando como parâmetro a Medida Provisória Federal nº 934, de 1º de abril de 2020, e outras orientações do Governo Estadual, no sentido de reorganizarem seus calendários escolares e/ou adotarem regime especial de atividades educacionais.

A Secretaria de Educação de Lajeado vem adotando maneiras alternativas para incentivar o desenvolvimento pedagógico dos alunos que estão com aulas suspensas devido à pandemia. Uma plataforma de aprendizagem foi lançada com Sala de Aula Virtual, Biblioteca, VideoTeca, Jogos, Dicionário, Zoológico e um Museu online para os estudantes acessarem. Já para os alunos que não possuem acesso à internet, os materiais impressos estão sendo entregues nas unidades escolares.  

Covid-19: reeducandas e servidores da Unidade Prisional Feminina de Lajeado são testados

Covid-19: reeducandas e servidores da Unidade Prisional Feminina de Lajeado são testados

Ao todo, 15 coletas foram feitas e enviadas ao complexo Laboratorial de Saúde em Palmas.

As reeducandas e servidores da Unidade Prisional Feminina de Lajeado realizaram o exame de sorologia para Covid-19 na última semana. A testagem tem o objetivo de mapear possíveis casos de coronavírus na unidade. A equipe da Secretaria de Saúde foi devidamente equipada com os itens de proteção individual para evitar riscos e garantir a segurança no exercício do trabalho realizado.

Foram coletadas 11 amostras das internas e 4 amostras de servidores, ao todo, 15 coletas foram feitas e enviadas ao complexo Laboratorial de Saúde em Palmas para análise. Em caso de positivo, o paciente será isolado pelo período de sete dias, até o resultado do exame laboratorial ficar pronto.

”A ação foi realizada a pedido da diretoria da unidade prisional e deslocamos uma equipe preparada e protegida para atender a demanda. Essa parceria é bastante importante, porque a ação preventiva nos permite identificar os possíveis casos suspeitos e isolar os pacientes que apresentarem contaminação”, disse a secretária de Saúde, Jesiany Miranda.

Prefeitura de Lajeado impõe restrições e libera trilhas de caminhadas

Prefeitura de Lajeado impõe restrições e libera trilhas de caminhadas

O decreto pode ser conferido no Diário Oficial.

A Prefeitura de Lajeado liberou com restrições algumas das trilhas de caminhadas em áreas naturais do município. A autorização de condução e visitação depende do cumprimento de exigências contidas no Plano de Retomada do Ecoturismo. A medida foi divulgada no novo decreto que está disponível no Diário Oficial.

O documento de retomada consta que medidas básicas devem ser adotadas em todas as empresas que apresentarem interesse em realizar as visitações. Cada estabelecimento deve desenvolver seu protocolo operacional de execução da atividade turística e apresentar à Secretaria Municipal de Turismo de Lajeado, que com o apoio do COE, irá analisar o documento.

Além disso, os responsáveis pelo estabelecimento devem comprometer-se de ofício, a exercer o comportamento necessário para diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus. As instituições devem implantar os seguintes protocolos a serem seguidos por turistas e colaboradores em geral:

  • Higienização correta: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool 70% em gel ou líquido;
  • Uso de máscaras faciais: clientes, colaboradores, prestadores de serviço e turistas devem usar máscaras de acordo com as exigências para espaços públicos contidas nas normas vigentes;
  • Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, amparar com o antebraço ou usar lenço de papel, o qual deve ser imediatamente descartado em local específico do lixo infectado, é de responsabilidade do empreendedor levar os resíduos até a Unidade de Saúde Dona Felisbela.
  • Conduta social: manter o distanciamento social de no mínimo 02 metros, alterar a frequência e a forma de contato entre os trabalhadores e clientes; evitar o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas;

Os protocolos específicos para atrativos em áreas naturais podem ser conferidos no Plano de Retomada do Ecoturismo de Lajeado disponível na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Para mais informações entre em contato pelo telefone (63) 98490-6400.

 

Lajeado-TO---Por-Mirtes-Aguiar-2
Lajeado-TO---Por-Mirtes-Aguiar-2

Texto por Amanda Mitaly

Foto por Mirtes Aguiar

Secretaria de Saúde e COE fiscalizam o cumprimento das medidas adotadas contra a Covid-19

Secretaria de Saúde e COE fiscalizam o cumprimento das medidas adotadas contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Lajeado vem monitorando diariamente a situação dos casos de coronavírus no município. O Comitê Operacional de Emergência (Coe) foi ativado para auxiliar o gerenciamento da pandemia e, dessa forma, combater a propagação do vírus. Uma das funções do Coe é visitar e monitorar o cumprimento das medidas indicadas em função da emergência de saúde pública.

De acordo com o boletim epidemiológico, o município contabiliza 07 casos confirmados e 02 recuperados. Depois de se propagar em cidades grandes, o vírus começa a chegar numa velocidade maior em cidades pequenas. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que, nas duas últimas semanas, houve um aumento muito grande, em torno de 50% de novos casos, nos municípios que têm até 20 mil habitantes.

Para alguns pesquisadores, o avanço da covid-19 às cidades menores mostra uma situação complicada em razão de menor capacidade de seus serviços de saúde. Portanto, é necessário seguir as recomendações de isolamento sugeridas pela Secretaria.

A Secretaria de Saúde de Lajeado e o COE se organizam para conseguir conter a disseminação, mas é preciso que a comunidade tenha consciência do impacto do avanço da doença em municípios menores e pratiquem as orientações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prefeitura de Lajeado, em parceria com Instituto EDP e empresa Leve Solution, desenvolve projeto para monitorar Covid-19

Prefeitura de Lajeado, em parceria com Instituto EDP e empresa Leve Solution, desenvolve projeto para monitorar Covid-19

O projeto Rastreio Covid-19 contempla as cidades de Lajeado, Peixe e Paranã.

A Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto EDP e a empresa Leve Solution, desenvolveu uma ferramenta com objetivo de monitorar e apresentar dados sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus em Lajeado. O aplicativo será instalado no celular dos agentes comunitários de saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19.

Os agentes de saúde estão participando de capacitações com o intuito de entender o funcionamento do Monitor Covid-19, pois deverão ficar responsáveis pela inserção de dados na ferramenta. O aplicativo terá o objetivo de agregar informações sobre contaminações em grupos de família, sintomáticos de coronavírus, identificação de grupos prioritários e de pessoas que apresentam síndrome respiratória.

De acordo com a secretária de Saúde, Jesiany Pajeú, o projeto visa garantir o controle de casos na cidade. “A parceria surgiu em um momento muito bem-vindo, principalmente porque será financiado pelo Instituto EDP, em parceria com a empresa Leve Solution. Nós queremos visualizar o crescimento dos casos suspeitos com o diagnóstico precoce para facilitar o encaminhamento dessas pessoas ao isolamento e evitar mais contaminações”, explicou.

“O projeto deve auxiliar as equipes de saúde dos municípios a detectar os casos de forma precoce. Dessa maneira, podemos evitar a disseminação e o crescimento de casos positivos”, disse o representante da empresa Leve Solution, Aclecio Dias. Os dados serão colhidos nas residências familiares e o aplicativo é monitorado via GPS para registro do atendimento.

ade47b82-7c18-487d-9338-7bf2cd3281e4
0499e34b-3873-4560-af4b-6bf5a85a9b03
817970d7-6eb0-4e0e-9790-8222cd73f168
b4baab1a-85a5-40ab-a7de-e456e455b160
62b6a910-b41e-4314-974b-dd3c346ecd51
Projeto-monitora-Covid-19---Por-Mirtes-Aguiar
ade47b82-7c18-487d-9338-7bf2cd3281e4 0499e34b-3873-4560-af4b-6bf5a85a9b03 817970d7-6eb0-4e0e-9790-8222cd73f168 b4baab1a-85a5-40ab-a7de-e456e455b160 62b6a910-b41e-4314-974b-dd3c346ecd51 Projeto-monitora-Covid-19---Por-Mirtes-Aguiar

 

Texto por Amanda Mitaly

Foto por Mirtes Aguiar

Assessoria da Prefeitura de Lajeado