Ações

Relatório de Atividades do COE de Lajeado no mês de maio

Relatório de Atividades do COE de Lajeado no mês de maio

Este relatório tem por finalidade compilar as atividades realizadas pela Equipe do COE – Comitê Operacional de Emergência da Secretaria Municipal de Saúde no atual período de Pandemia do COVID-19, com a responsabilidade de cumprir as atividades previstas no Plano de Contingência para enfrentamento do novo Corona vírus, visando o êxito das mesmas. Ressaltamos que até o presente momento, a execução do aludido Plano transcorreu regularmente, através   do   fomento   à   mobilização   e   sensibilização   dos   envolvidos. As atividades realizadas neste período foram registradas registro fotográfico.

Em (04/05/2020) foi instalado em diversos pontos da cidade faixas de conscientização da importância do isolamento e distanciamento social.

Em (07/05/2020) a equipe protocolou oficio junto ao comando da policia militar solicitando apoio da PM nas rondas diárias que é necessário serem realizadas em estabelecimentos comerciais e locais onde existem aglomeração de pessoas.

No dia oito de maio de dois mil e vinte (08/05/2020/) equipe do COE juntamente com a VISA apoiados pela polícia militar realizou ação de conscientização do Decreto Municipal de nº 072/2020 que “Dispõe sobre retorno do distanciamento social ampliado e uso obrigatório de mascaras, e dá outras providências”, junto ao estabelecimentos comerciais do município de lajeado.

Em nove de maio de dois mil e vinte a equipe do Coe e a Visa realizou uma pequena blitz rotativa na cidade, conscientizando comunidade visitantes, sobre o uso obrigatório de mascaras, a importância do isolamento e distanciamento social nesse momento tão delicado em saúde que estamos vivendo.

Nos dias dezenove e vinte de maio de dois mil e vinte a equipe do Coe realizou visitas nos órgãos públicos municipais, fiscalizando o andamento dos trabalhos, escalas de servidores, uso de EPI’S e entre outros itens que asseguram o trabalho com segurança. (Prédios visitados: Gabinete do Prefeito, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Escola Municipal, Colégio Estadual, Prefeitura Municipal, Garagem Municipal, Centro Educacional Infantil, Secretaria Municipal de Educação e FMAS), durante as visitas realizamos registros fotográficos de algumas irregularidades e fizemos recomendações aos chefes dos setores através de oficios.

 

Imagem13
Imagem12
Imagem11
Imagem10
Imagem9
Imagem8
Imagem7
Imagem6
Imagem5
Imagem4

Prefeitura de Lajeado Inicia a primeira etapa de desinfecção do nosso município

Prefeitura de Lajeado Inicia a primeira etapa de desinfecção do nosso município

Com o objetivo de intensificar o combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado (23), o serviço de limpeza e desinfecção das ruas da cidade. As atividades foram iniciadas no posto de saúde e a iniciativa visa garantir uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas, como vias públicas, praças, áreas próximas de unidades de saúde, supermercados e outros. As equipes de trabalho, a frente da ação, contam com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além se seguirem as recomendações dos órgãos reguladores e fiscalizadores de saúde. ressaltamos que somente com a união de forças será possível combater esta pandemia. "O uso de máscaras, a conscientização e o isolamento social são importantes para combater a Covid-19. O COE de Lajeado recomenda que a população permaneça em casa, evitando aglomerações e que adote medidas como lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, não compartilhem objetos de uso pessoal, evitem contatos fisicos como abraços, beijos ou aperto de mão.
caso apresente sintomas da doença, como febre e desconforto respiratório, entre em contato através do telefone: 63 99114 7069.
Fiscalização contra Covid-19 foi realizada durante o fim de semana em Lajeado

Fiscalização contra Covid-19 foi realizada durante o fim de semana em Lajeado

Ações de fiscalização estão sendo realizadas constantemente pelo Coe no município.

Chácaras, comércios e pontos turísticos de Lajeado passaram por uma operação de fiscalização no último fim de semana. A ação foi feita por uma operação entre o Comitê Operacional de Emergência (Coe), Polícia Militar e a Secretaria de Saúde. A ação teve como objetivo o cumprimento das medidas de prevenção contra o coronavírus.

A Secretária de Saúde, Jesiany Miranda, afirmou que a fiscalização ocorreu também porque o Coe recebeu denúncias de lugares que estariam com aglomerações de pessoas. “O Coe esteve em ronda com a Polícia Militar fazendo algumas fiscalizações e exigindo o cumprimento das medidas de isolamento social. Estávamos atendendo denúncias que foram feitas”, disse.

A secretária não informou quais medidas seriam tomadas em relação a quem estivesse infringindo regras. “Estamos tentando levar na cordialidade, não queremos multar ninguém. No entanto, é uma ação de prevenção para garantir a saúde de todos. Queremos conscientizar toda à comunidade”, ressalta.

Secretaria de Saúde anuncia 1º caso confirmado do coronavírus em Lajeado

Secretaria de Saúde anuncia 1º caso confirmado do coronavírus em Lajeado

Pessoas que tiveram contato direto com a paciente estão sendo monitoradas.

 

A Secretaria de Saúde divulgou na última quarta-feira (20) um novo boletim com atualizações a respeito do novo coronavírus e confirmou o primeiro caso de infecção pela covid-19 em Lajeado. O caso confirmado é do sexo feminino, 38 anos, é técnica de enfermagem e presta serviços no Posto de Saúde de Lajeado e na UPA em Palmas.

A paciente Daniela Rempel apresentou sintomas leves da doença no dia (13) e a partir dai ficou em isolamento domiciliar. No dia (18) procurou o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), onde teve a confirmação do contágio. O caso ainda não aparece na lista de casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

É importante saber que esse caso foi contabilizado pelo Governo do Tocantins no Boletim Epidemiológico do dia (20) como sendo de Palmas. Posteriormente, após investigação do setor de Vigilância em Saúde Estadual, o caso foi identificado como residente do município de Lajeado.

Daniela conta que adquiriu o vírus trabalhando e pede para que a comunidade tenha consciência sobre a importância do isolamento. ” Nós que trabalhamos na linha de frente vamos atender pacientes independente da gravidade da doença, então isso pode acontecer e nós somos preparados psicologicamente sobre o possível contágio. Queria pedir para que as pessoas fiquem em casa, porque nós arriscamos nossas vidas e temos amor pela profissão. É uma doença perigosa, o vírus é letal. Se proteja e proteja quem você ama”, disse.  


A Secretaria de Saúde com apoio do Comitê Operacional de Emergência (Coe) irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto. A nossa Gestão esclarece aos cidadãos e cidadãs que está seguindo todos os protocolos técnicos do Ministério da Saúde e que não há motivo para pânico, já que as medidas de isolamento e prevenção estão sendo tomadas por toda a equipe multiprofissional da saúde. A Secretaria pede aos moradores que permaneçam em suas residências, especialmente os grupos de risco.

 

Por Amanda Mitaly