Secretaria de Saúde e COE fiscalizam o cumprimento das medidas adotadas contra a Covid-19

Secretaria de Saúde e COE fiscalizam o cumprimento das medidas adotadas contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Lajeado vem monitorando diariamente a situação dos casos de coronavírus no município. O Comitê Operacional de Emergência (Coe) foi ativado para auxiliar o gerenciamento da pandemia e, dessa forma, combater a propagação do vírus. Uma das funções do Coe é visitar e monitorar o cumprimento das medidas indicadas em função da emergência de saúde pública.

De acordo com o boletim epidemiológico, o município contabiliza 07 casos confirmados e 02 recuperados. Depois de se propagar em cidades grandes, o vírus começa a chegar numa velocidade maior em cidades pequenas. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que, nas duas últimas semanas, houve um aumento muito grande, em torno de 50% de novos casos, nos municípios que têm até 20 mil habitantes.

Para alguns pesquisadores, o avanço da covid-19 às cidades menores mostra uma situação complicada em razão de menor capacidade de seus serviços de saúde. Portanto, é necessário seguir as recomendações de isolamento sugeridas pela Secretaria.

A Secretaria de Saúde de Lajeado e o COE se organizam para conseguir conter a disseminação, mas é preciso que a comunidade tenha consciência do impacto do avanço da doença em municípios menores e pratiquem as orientações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Imprimir