Secretário de Agricultura de Lajeado participa de reunião de orientação para expandir comercialização de produtos de origem animal

O Secretário de Agricultura de Lajeado, Washington Martins, participou na manhã desta quinta-feira, 30/07, de uma teleconferência com secretários de Agricultura de 15 municípios e com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) para debater sobre a formalização de consórcios multifinalitários com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A reunião teve o objetivo de formalizar os consórcios para atender as demandas de comercialização de produtos de origem animal, além de orientar os agentes públicos sobre os serviços.

O processo de formalização de consórcios teve inicio desde a vigência do Decreto nº 10.032/2019, divulgado pelo Ministério da Agricultura, dispondo sobre competências dos consórcios públicos de municípios no âmbito do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

SIM

Atualmente, o Tocantins conta com 116 municípios com Serviço de Inspeção Municipal implantado. A expectativa é que dois macro-consórcios sejam formados com uma média de 20 municípios regionais, sendo que cada um seja formado até o final do ano. “Essa possibilidade representa a abertura de novos mercados para muitos pequenos produtores do Estado, trazendo mais desenvolvimento para os municípios consorciados, além de fortalecer o agronegócio, cumprindo o papel do Governo de apoiar os municípios por meio do fortalecimento das agroindústrias de alimentos”, reforçou a engenheira de alimentos da Seagro, Verônica França, .

Participaram da teleconferência agentes públicos dos municípios de Aliança, Barrolândia, Bom Jesus, Brejinho de Nazaré, Guaraí, Lajeado, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do TO, Pedro Afonso, Porto Nacional, Santa Rosa, Tocantínia e Tupirama.

Com informações do Portal do Tocantins

Foto: divulgação Agricultura/Governo do Tocantins