1º dia de comemoração do aniversário de Lajeado é marcado por desfile das escolas municipais

05 de Maio de 2022 | Noticias

Estiveram presentes no evento deputados, secretários municipais, vereadores e a comunidade.

Lajeado completa 31 anos de emancipação política nesta quinta-feira, dia 5 de maio. As comemorações iniciaram às 08h da manhã, na av. Justiniano Monteiro, em frente a Câmara Municipal. A execução do Hino Nacional foi regida pela Banda da Guarda Metropolitana, da escola de tempo integral Eurídice de Melo, da rede municipal de ensino de Palmas. O hasteamento das bandeiras contou com a presença do prefeito Júnior Bandeira, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e do vereador e presidente da Câmara, Antônio Carlos.

A programação foi iniciada com o desfile que trouxe como tema a “Família e Educação: desafio de todos”, pautado na construção da cidadenia, valorização da vida, recomposição de aprendizagens, inclusão e socialização. Para iniciar o desfile, a fanfarra municipal entrou em cena e homenageou a saudosa e falecida Raimunda Tavares de Macedo Bezerra, mais conhecida como Raimundinha, que foi uma servidora exemplar do município e residia na cidade desde 1992, e assim como a fanfarra, Raimundinha trazia uma alegria e felicidade que contagiava a todos.

Orquestra Sinfônica

Após apresentação da fanfarra, a Orquestra Sinfônica da rede municipal de Ensino fez uma homenagem ao sr. Francisco Rodrigues da Silva, pelo reconhecimento da pessoa que foi e pelo legado que deixou aos lajeadenses. Ele chegou ao município nos anos oitenta, conquistou seu pedaço de terra e construiu sua vida com muito esforço, trabalho e dedicação.

Apresentações das unidades escolares

As crianças do Centro Educacional Infantil Dona Antônia Sales Monteiro realizaram apresentações culturais e históricas. Já os estudantes da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro desfilaram apresentando os programas que são desenvolvidos na unidade escolar, como: programa Tempo de Aprender, Família e Escola, Educar PRF, Esporte na Escola, Música na Escola e Paz entre as Nações.

Por último, foi a vez dos alunos da escola JK apresentarem sobre os programas educacionais desenvolvidos na comunidade Pedreira, que são o programa Aprender e Crescer e projeto EDP nas Escolas. As apresentações dos alunos foram finalizadas com uma dramatização contando a história de Lajeado.

Entregas

As autoridades presentes realizaram entregas de instrumentos musicais para a Orquestra Sinfônica. A orquestra agora será composta por cerca de 50 instrumentos, que foram adquiridos graças a parceria da Prefeitura com o Ministério do trabalho e Emprego.

O prefeito Júnior Bandeira ressalta sobre a programação de aniversário. “Esse é um dia muito importante para todos nós, uma data em que comemoramos o aniversário da nossa cidade amada e cheia de vida. Toda a programação pensada com muito carinho e repleta de atividades é uma forma de mostrar o nosso cuidado, a nossa intenção e dedicação com o município. Após os anos pandemia, podemos estar juntos com as pessoas e reforçar o compromisso da nossa gestão”, disse.

Durante seu discurso, Bandeira ainda convidou os ex-prefeitos e falou sobre a importância da união de todos para garantir o desenvolvimento da cidade. Além disso, todos ex-prefeitos que estavam presentes tiveram a oportunidade de usar a fala. Também puderam fazer o uso da palavra o frei Túlio de Oliveira Freitas, representante da Igreja Católica, o pastor Marco Solino, representante da Igreja Evangélica, o presidente da câmara, Antônio Carlos, o deputado Ivori de Lira, o deputado estadual, Cleiton Cardoso, deputado estadual, Ricardo ayres, o deputado estadual, Nilton Franco e deputado estadua e presidente da Assembleia legislativa, Antônio Andrade.

Ordens de Serviços

Bandeira ainda aproveitou a ocasião para a assinar ordens de serviços para as seguintes ações: Pavimentação em Bloquetes, na comunidade Pedreira; Construção de duas casas populares; Implantação de uma academia ao ar livre, na comunidade Pedreira; Aquisição de 120 câmeras de monitoramento.

Sobre Lajeado

Morros, serras, cachoeiras, balneários e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Tudo isso pode ser encontrado em Lajeado, localizado a 52 km de Palmas. O município foi desmembrado da cidade de Tocantínia em fevereiro de 1991. Teve como seus primeiros moradores o senhor Sérgio Monteiro e sua esposa dona Maria Monteiro.

O município tem um grande potencial turístico e tem se tornado uma cidade promissora, com capacidade de acolhimento e desenvolvimento sustentável. Além disso, o município também é sede da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que pode ser uma alternativa diferente de passeio, aliado a conhecimento.

Clique na imagem para expandir