Prefeitura de Lajeado

1º Fórum do selo UNICEF acontece em Lajeado

31 de Maio de 2022 | Noticias

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 31/05, um momento de planejamento participativo, troca de informações e uma conversa entre a sociedade civil e a gestão municipal voltada ao desenvolvimento de políticas públicas para crianças e adolescentes do município.

O evento, que foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de secretários municipais, vereadores, população civil, equipes do Conselho Municipal  dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Comissão Intersetorial de Articulação, dos funcionários da administração pública e de estudantes da rede municipal de Educação de Lajeado e estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.

O objetivo foi mobilizar toda a sociedade para participar ativamente do planejamento das políticas públicas. “Vamos em busca de cumprir as metas até 2024, dessa forma conseguiremos o selo UNICEF.  Precisamos trabalhar em ações voltadas às crianças e adolescentes até lá. Tendo acesso ao selo, nós teremos grandes oportunidades para receber investimentos no município”, conta o secretário de Assistência Social, Levi Lopes.

Fabíola Gonzaga Solino Pardinho, assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), explicou sobre a importância do encontro. “Esse fórum é um espaço que oportuniza a comunidade de fazer parte do planejamento das ações do município relacionado ao selo UNICEF, pois ele contribui na busca por respostas que venham produzir impactos reais na vida das nossas crianças e adolescentes”, finaliza.

De acordo com o secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho, a busca pelo selo UNICEF deve ser feita através de um trabalho conjunto. “A busca pelo selo é uma obrigatoriedade de todos os órgãos públicos do município, por isso a Secretaria de Saúde não pode ficar de fora.  Estamos trabalhando sempre em busca de melhorias para realizar cada vez mais ações voltadas as crianças”, disse.

A secretária de Educação, Luiza Brasileiro, comentou sobre a ação. “É um momento muito importante por conta da participação da juventude.  O selo é um incentivo para que os municípios se organizem em prol do desenvolvimento efetivo de políticas públicas. Vejo tudo isso como uma rica oportunidade de começar a trabalhar no protagonismo dos jovens de Lajeado”, ressalta.

A estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência Raquel de Jesus destacou sobre sua participação. “Pra mim tá sendo uma grande oportunidade, porque é difícil ver um adolescente que saiba sobre seus direitos e que tenha conhecimento sobre assuntos como esse. Estar aqui já nos ajuda a reconhecer esses direitos, além de nos possibilitar continuar contribuindo com o desenvolvimento deles”, disse.

Clique na imagem para expandir