Prefeito Júnior Bandeira participa de encontro que discute aquicultura no Tocantins

30/01/2021 | Noticias | Raimundo Nonato da Silva Pinho

Na última sexta-feira, 29, o prefeito Júnior Bandeira participou de um encontro a fim de reforçar parcerias para o crescimento do setor de  Pesca e Aquicultura do Estado. A reunião que aconteceu na sede da Embrapa, em Palmas, contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme da Silva, presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, e representantes da Embrapa.

Entre os temas que foram tratados, estão “as expectativas positivas em relação ao crescimento da produção no Parque Aquícola de Lajeado/Miracema”. O objetivo das parcerias entre os órgãos é alavancar o desenvolvimento econômico do setor no Tocantins, com intuito de beneficiar os pequenos produtores rurais e promover boas condições de vendas.

“Falamos sobre o potencial na aquicultura do Parque de Lajeado. Estamos desenvolvendo ações que devem destinar recursos da União, através do Governo do Estado e de nossos parlamentares Carlos Guaguim e senador Eduardo Gomes. O objetivo é fortalecer de fato a produção e desenvolvimento no Parque de Lajeado”, explica o prefeito Júnior Bandeira.

Parques Aquícolas

Atualmente no Tocantins a atividade da piscicultura está regularizada nos municípios de Palmas, Miracema e Brejinho de Nazaré, localidades que possuem os Parques Aquícolas em funcionamento. Nestas áreas a criação é de peixes nativos do Tocantins e são criados em tanques redes.

Com informações do Naturatins

Por Amanda Mitaly