Card image cap

Prefeitura de Lajeado recebe mais 40 doses da vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira, 27

27/01/2021 | Noticias |


Profissionais da saúde estão sendo imunizados nessa primeira fase de vacinação no município.


O município de Lajeado recebeu 40 doses da vacina Oxford-AstraZeneca, da Fiocruz, nesta quarta-feira, 27/01. O prefeito Júnior Bandeira esteve no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, para receber o novo lote. Ao todo foram 75 doses recebidas do Governo do Tocantins para imunizar os profissionais da saúde que estão incluídos no grupo prioritário da primeira fase de vacinação.


O prefeito reforça que nesse primeiro momento a imunização deve ser voltada aos profissionais da saúde. “São quarenta doses para imunizar os servidores da saúde que estão atuando na linha de frente ao combate da covid-19. Nesta segunda etapa vamos continuar com o atendimento aos profissionais da área. Já usamos as 35 doses que recebemos no primeiro momento e agora vamos utilizar essas 40 doses para cumprir a meta de vacinação dos servidores da saúde”, explica. 


Sobre a vacina


O foco principal da Fundação é a oferta de uma vacina segura para a população, que já apresentou resultados em testes clínicos com mais de 57 mil voluntários em sete países. Com apenas uma dose, a vacina já alcança 73% de eficácia, além de proteger contra o surgimento de sintomas graves e evitar, em 100%, os casos de hospitalização. 


Além disso, a vacina é capaz de induzir a produção de anticorpos em 98% das pessoas após a primeira dose e, em 99% delas, após a segunda dose, o que demonstra a alta taxa de soroconversão. Segundo evidências apontadas pelos estudos, quando aplicada uma segunda dose com intervalo de três meses, a produção de anticorpos e da resposta imunológica aumentaria cerca de oito vezes.

Com informações da Fiocruz



Por Amanda Mitaly