
Prefeitura de Lajeado
Ação “Fora da Escola Não Pode” é realizada em Lajeado
A Prefeitura Municipal de Lajeado, através da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde e do Selo UNICEF, realizou, nesta semana, uma importante ação na cidade do projeto Busca Ativa Escolar - Fora da Escola Não Pode, que teve como objetivo enfatizar a importância da escolarização para crianças, adolescentes e para pessoas que poderiam estar matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por diversos motivos algumas crianças, jovens e adultos que moram em Lajeado ainda têm acesso ao ambiente escolar. Como forma de buscar essas pessoas e mostrar as possibilidades de acesso e opções de matrículas oferecidas na rede de ensino da cidade, equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social percorreram as ruas com cartazes e materiais informativos para promover conscientização.
“Realizamos uma caminhada para mobilizar e chamar atenção da comunidade sobre a questão de não permitir que crianças, jovens e adultos fiquem fora da escola. É uma luta que visa garantir o acesso e a permanência de todas as pessoas nas unidades escolares, sejam elas na educação infantil , no ensino fundamental e médio e na EJA também”, disse a secretária de Educação, Luiza Brasileiro.
O secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho, explica porque a Saúde deve estar envolvida na iniciativa. “É fundamental que o tripé da gestão esteja bem articulado e juntos na ação, porque são secretarias que estão diretamente ligadas a população , fazendo uma trabalho de busca ativa e fortalecendo ainda mais os serviços que são tão necessários aqui em Lajeado”, enfatiza.
A iniciativa veio para pontuar que a escolarização é um direito fundamental e contribui com o desenvolvimento social. A Prefeitura reforça que o investimento na educação é uma prioridade e que, mesmo que existam diversos desafios que impeçam algum cidadão de estar na escola, a gestão está preparada para ajudar todos a enfrentarem os problemas.
Clique na imagem para expandir