Agricultores de Lajeado participam da ação Cultivo de Mandioca de Mesa

13 de Junho de 2022 | Noticias

O prefeito Júnior Bandeira esteve presente nesta iniciativa.

Agricultores familiares  que cultivam mandioca no município de Lajeado participaram no último sábado, 11, de um dia de campo para avaliação dos trabalhos executados, com orientações e palestras a respeito da produtividade. A ação,  intitulada Cultivo de Mandioca de Mesa, aconteceu na chácara Canto Grande, zona rural, e foi realizada pelo agricultor Washington Martins e pelo colegiado e alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

A iniciativa, que também contou com apoio da Prefeitura de Lajeado, da Embrapa, Ruraltins, Adapec, AgroPlante e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), teve o objetivo de trazer informações técnicas de cultivo, orientações sobre formas de aplicação de agrotóxicos e uso correto de EPIs, além da apresentação de novos  produtos químicos para a mandiocultura, entres outros assuntos relacionados à produção.

“Um encontro como esse permite uma grande troca de informações entre os estudantes e os agricultores aqui da região. Essa troca proporciona uma construção de conhecimento muito boa entre todos envolvidos, porque a gente tenta aproximar o mundo acadêmico das práticas já utilizadas pelos agricultores. Ações como esta trazem uma visão mais realista aos discentes", destaca a coordenadora do curso de Agronomia da Ulbra, profª drª Bárbara dos Santos.

O agricultor e morador de Lajeado,  Washington Martins, ressaltou a importância de ações de incentivo. “Todos os que nos apoiaram estiveram participando do nosso dia de campo. Pensando em como nossos produtores estavam desmotivados, e sendo um dos principais produtores do ramo da mandioca no município, enxerguei uma necessidade muito grande e carência dessa produtividade.  Temos muita demanda, mas sozinho não consigo suprir. Então, resolvi organizar para trazer esse incentivo aos nossos agricultores”, explicou.

De acordo com Edivaldo Barbosa, pequeno produtor do município, o momento foi muito importante para quem cultiva. “Hoje foi um dia de aprendizado, mais uma vez recebemos informações sobre como devemos continuar os nossos trabalhos. É com muito orgulho que tenho um pedacinho de terra e consigo produzir mandioca. Meu pai tinha um dizer que era: quem planta, colhe. E quem planta seguindo as orientações corretas tem muita mais chance de ter maior produtividade”, disse.

No fim do encontro, os participantes puderam tirar dúvidas e conversar com os palestrantes. Aconteceu uma troca de experiências entre os agricultores sobre os parâmetros de cultivo utilizados, maneiras de intensificar a produção e atender as demandas e formas de gerar mais renda.

Clique na imagem para expandir