
Prefeitura de Lajeado
Atividades e palestras sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes acontecem em Lajeado
Em Lajeado, o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um trabalho contínuo, que envolve principalmente a Rede de Enfrentamento às Violências de Lajeado, composta pela Secretaria de Assistência social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, além do conselho tutelar e dos centros de assistência social.
Nesta quarta-feira, 18/05, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, a Rede de Enfrentamento promoveu uma série de ações de sensibilização para alertar a importância do combate a violência e promover a conscientização sobre os direitos das crianças no município. Participaram estudantes da Escola Sebastião de Sales Monteiro e do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.
As atividades, que foram divididas em dois momentos, vão desde palestras informativas e de orientação a apresentações que demonstram situações que envolvam o tema de forma preventiva. No primeiro momento, crianças das turmas do 1° ao 5° ano assistiram uma palestra ministrada pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutora em Psicologia Pela Universidade Federal de Maringá, Juliana Biazze Feitosa.
Já no segundo momento, a palestrante trouxe mais informações sobre situações de ameaça e violação dos direitos, tendo como público alvo as crianças do 6° ao 9 ano. Todos assistiram também apresentações do circo Gira Mundo, abordando o assunto por meio gestos, expressões e linguagem corporal, e apresentações do Projeto Aprender e Crescer.
A asistente social do Centro de Referência Especializado em de Assistência Social (Creas) de Lajeado, Fabíola Pardinho, comenta sobre as ações. “Foram trabalhados dois momentos importantes com os estudantes, primeiro com os menores do primeiro ao quinto ano, logo mais com os alunos das turmas do sexto ao nono. Foram atividades de conscientização para ensinar as crianças a reconhecer situações que violam seus direitos”,explicou.
Próximo dia D de conscientização - 20/05
Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, a Rede de Enfrentamento às Violências intensificará as ações de sensibilização. Desta vez, serão os estudantes da Escola JK, na comunidade Pedreira, que participarão de um encontro com palestras e outras atividades relacionadas ao combate à exploração de crianças e adolescentes. Essa ação contará com a presença de profissionais do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).
Assistêncial Social
Os gestores e servidores do município de Lajeado sempre buscam trabalhar para prevenir os casos de abuso e exploração, com os serviços desenvolvidos no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); e quando acontece violação de direitos os atendimentos são repassados ao Creas no município. As equipes estão preparadas e capacitadas para atender a comunidade e identificar sinais de violência. Caso identificado, todas as providências serão tomadas para o acolhimento da criança e do adolescente.
Educação e Saúde
Da mesma forma que as equipes da assistência social estão capacitadas para atender as crianças e adolescentes do município, a saúde e educação também são responsáveis por identificar casos de abuso e violência contra os pequenos e encaminhá-los para os setores responsáveis.
18 de Maio
O dia 18 de Maio, data dedicada ao tema, traz a memória da menina de oito anos, Araceli Crespo, que foi assassinada, violentada, estuprada e morta no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Este dia foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2000, pela Lei 9970/00.
Como denunciar?
Conselho Tutelar
Delegacias
Centros de atendimentos integrados para crianças e adolescentes
Disque 100
Disque 191 - Polícia Rodoviária Federal
Por Amanda Mitaly/Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Lajeado
Clique na imagem para expandir