Prefeitura de Lajeado

ATS participa de Audiência Pública em Lajeado para discutir sobre o Sistema de Abastecimento e Controle de Água

13 de Maio de 2022 | Noticias

Com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do Sistema de Abastecimento e Controle de Água, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participou na última quarta-feira, 11/05, de uma Audiência Pública em Lajeado. O encontro contou com a presença do prefeito Júnior Bandeira, do vice-prefeito Edilson Gonçalves Mascarenhas, de secretários municipais, de representantes da ATS, vereadores e da população.

Bandeira deu início a audiência trazendo as principais reclamações e demandas discutidas pelos moradores do município. O cheiro ruim da água e a cor diferente foram alguns dos pontos abordados, além da reclamação sobre os valores alterados nas contas, sobre setores que ainda não são atendimentos pelo sistema de abastecimento e a falta constante de água sem o aviso prévio.

O engenheiro civil, André Melo, enfatizou a importância da audiência. “É fundamental que todos estejamos falando na mesma língua para tirar as dúvidas da população. Os moradores do município não acreditam no quanto é rigoroso o nosso sistema de abastecimento, eles ainda desconhecem eficiência dos trabalhos desenvolvidos para oferecermos o melhor”, disse.

Moradores falaram sobre a necessidade de obter melhorias em todo o sistema, na qualidade dos serviços e na distribuição de água. “Foi um momento em que mais pessoas que moram no município deveriam ter participado. Nós falamos sobre o que estamos passando, a ATS deu o ponto de vista deles. Apesar disso, precisamos muito desses ajustes. Nós queremos ter uma água de qualidade. Não queremos mais pagar caro por um serviço que não temos”, disse o morador do setor Norte Sul, José Ribamar Alves Meireles.

Posicionamento da ATS

As demandas foram recebidas pelos representes da agência e encaminhadas para os setores responsáveis. Segundo a gerente operacional da ATS, Lara Teles, a água fornecida para Lajeado está dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, pela Secretaria Estadual e Saúde (SES) e pelo Ministério de Saúde. Além disso, reforçou que qualquer morador que quiser solicitar relatórios técnicos poderá entrar em contato com a agência.

O prefeito Júnior Bandeira agradeceu pela participação de todos que estiveram na reunião. “Foi um momento importante, aproveito para agradecer ao presidente da câmara, Antônio Carlos, e todos os vereadores que promoveram esse encontro. Agradeço também aos representantes da ATS por estarem presentes cumprimento com seu papel e responsabilidades. A Prefeitura segue a disposição da comunidade para tentar amenizar e ajudar resolver alguns dos problemas aqui impostos”, pontuou.

Clique na imagem para expandir