Card image cap

Brigadistas da APA Serra do Lajeado atendem 100% das solicitações de apoio para queima controlada preventiva

05 de Julho de 2021 | Noticias
Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 5, a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado divulga o relatório das ações de queima controlada preventivas realizadas pela equipe brigadista da Unidade de Conservação ao longo do mês de junho, em atendimento a solicitação de apoio para realização do procedimento com segurança em propriedades rurais e às margens das rodovias que compõem o território da Unidade de Conservação. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Lajeado, que oferece subsídios para realização da atividade.

 

Camilla Muniz, supervisora da APA, pontua que de acordo com o levantamento, ao longo do mês de junho foram atendidos 100% dos proprietários rurais que solicitaram apoio técnico dos brigadistas da Área de Proteção Ambiental. A supervisora conta que foram atendidas 15 propriedades rurais, e os aceiros realizados na TO-010 entre Tocantínia e Palmas somam 50 km de extensão.

 

“Além da parceria na ação preventiva de queima controlada em propriedades rurais e às margens de rodovias, a Prefeitura do município através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo cedeu duas servidoras, que estão cuidando do cultivo de mudas no viveiro. Assim, a equipe brigadista encontra condições de focar no trabalho preventivo que busca evitar incêndios florestais no período de estiagem”, afirma Camilla Muniz.

 

Os brigadistas Valdeir Nunes da Silva, Alessandro Nunes da Silva, Daniel Araújo Peixoto e  Fábio Júnior Ferreira de Araújo contam que o planejamento das ações de prevenção ao fogo começou em fevereiro, com a visita às propriedades e com a realização de ações efetivas de Manejo Integrado do Fogo (MIF), que começaram na 2ª quinzena de maio, quando foram atendidas 04 propriedades e realizadas queimas prescritas em áreas públicas de Lajeado.

 

“Eu agradeço o apoio dos brigadistas da APA, porque além de muito educados são bastante prestativos. Observando os cuidados necessários, ficou faltando apenas uma pequena parte para realizarmos o procedimento com segurança, então estamos aguardando o retorno da brigada para concluirmos esse trabalho preventivo”, disse o proprietário rural da fazenda Cachoeira Dourada, Flávio Lindomar.

 

A supervisora da APA reitera que devido ao tamanho da equipe da APA e sólida parceria com a gestão do Parque Estadual do Lajeado (PEL), há três anos a área de atuação foi dividida, assim, a equipe da APA Serra do Lajeado fica responsável pela porção norte da região, enquanto a equipe do PEL atende a porção sul.

 

“No mês de julho, as ações de queimas controladas preventivas continuam sendo realizadas até a publicação da Portaria Naturatins de suspensão de queimas no Estado. Nossas ações geralmente são coletivas, realizadas em conjunto com órgãos parceiros. Neste ano, apesar das ações serem reduzidas devido à pandemia, a APA conseguiu aproximar mais do produtor rural”, conclui Camilla Muniz.




Imagem: APA - Serra do Lajeado - Naturatins

 

Texto por: por Cleide Veloso/Governo do Tocantins