Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente finalizam capacitação de combate aos incêndios florestais em Lajeado

10/06/2021 | Noticias

A ação contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de Miracema.

Após três dias, o treinamento para capacitação de brigadistas finalizou nesta quinta-feira, 10/06, em Lajeado. O curso de Formação e Treinamento para Brigadistas no Combate aos Incêndios Florestais foi conduzido pelo 1º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Whylasson Lopes, em parceria com a Defesa Civil Estadual e com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Lajeado e de Miracema.

O objetivo do treinamento foi preparar os integrantes da brigada municipal para atuar no combate às queimadas, que começam a ficar mais intensas neste período de estiagem. As aulas teóricas e os treinos foram realizados no município de Lajeado. Além dos 17 brigadistas de Lajeado, também participaram do treinamento 12 brigadistas de Miracema.

O 1º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Whylasson Lopes, explicou sobre o que foi repassado aos brigadistas na capacitação. “Hoje é o último dia da capacitação e será feito um simulado de combate aos incêndios florestais. E hoje iremos aplicar tudo o que repassamos para eles durante esses três dias. Eles tiveram aulas de noções básicas de primeiros socorros, aulas teóricas de combate aos incêndios e, também, aulas para conhecer os materiais e ferramentas que serão utilizados”, disse.

A Secretária de Meio Ambiente, Lenizia Costa, ressalta a importância da capacitação. “Estamos preparando os brigadistas para estarem prontos no combate às queimadas. Dessa forma, eles estarão prontos para nos auxiliar e nos ajudar. A capacitação é muito importante, até porque todos os anos, infelizmente, nós sofremos com as queimadas criminosas no município”, disse.