Card image cap

Defesa Civil emite alerta para riscos de elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado

10 de Janeiro de 2021 | Meio Ambiente
Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC), alerta a população sobre os riscos de elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Segundo órgãos, a água poderá atingir um aumento acima do maior pico já registrado.

 

De acordo com a Investco, que está realizando o monitoramento em toda a extensão do Lago e Rio Tocantins, a vazão pode chegar a 22.500 m³/s. Parte da vazão a UHE irá segurar, mas a outra parte terá que descer no rio, o que deve chegar a uma vazão de 18.500 m³/s. Isso indica que existem riscos de alagamentos em áreas urbanas e rurais do município.    

 

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, alerta sobre as situações de perigo. “A população ribeirinha deve ficar atenta no momento. A Defesa Civil do município está disponível para auxiliar as pessoas que estejam em zona de perigo, mas elas devem desocupar essas áreas para se manterem em segurança”, disse. 

 

A situação está em ALERTA, a recomendação é que as famílias que moram em áreas de riscos saiam de casa. Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para a Defesa Civil Municipal por meio do telefone (63) 98411-5850. 

 

Mais telefones de emergência:

 

Defesa Civil - 199

 

Corpo de Bombeiros - 193