
Prefeitura de Lajeado
Equipe do IBGE realiza apresentação de dados do Censo de 2022 em Lajeado
Na última sexta-feira, dia 10, uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma reunião para apresentar os dados do Censo de 2022 do município de Lajeado. A apresentação dos dados é importante para que a gestão conheça informações sobre as condições de vida da população, saúde, educação, questões de qualidade de vida e diversas outras áreas do município.
De acordo com a secretária de Educação, Luiza Brasileiro, a reunião trouxe um panorama atualizado sobre o cenário educacional do município, onde dados relevantes sobre a questão de jovens que estão fora da escola foram apresentados. “É importante a gente poder ter uma noção dos números e da quantidade de crianças e adolescentes que estão fora da escola, porque com base nisso iremos desenvolver ações para buscar essas pessoas e mostrar as possibilidades de matrícula e sobre a importância de receber formação escolar”, destacou.
Já o secretário de Assistência Social, Levi Lopes, falou sobre um dos principais pontos que tiveram destaque na reunião. “Um dado que nos chamou atenção e nos preocupou foi a recusa de quarenta e cinco famílias em responder o Censo, porque essas pessoas vão ser contabilizadas como estimativa, mas é preocupante ver pessoas que não acreditam no levantamento que o IBGE faz. A gente sabe que essa pesquisa vai valer pelos próximos dez anos”, disse.
A coordenadora de área do Censo, Giovanna Ferreira Lima, esclareceu o objetivo do encontro. “Essa reunião foi para trazer transparência à gestão sobre o que foi coletado no Censo Demográfico, onde explicamos sobre quantas pessoas foram recenseadas, sobre o tratamento de dados que vão ser feitos e como serão repassados da melhor maneira possível. O prazo para divulgar os dados depende muito do tipo de informação, porque temos dados que serão divulgados já neste ano e outros que somente serão lançados no próximo ano”, acrescentou.
É importante destacar que os dados definitivos do município ainda não foram divulgados pelo IBGE, somente apresentados aos servidores públicos, secretários municipais e aos gestores da cidade. Ainda segundo o Instituto, o período de coleta de dados se prolongou pela falta de pessoal, mas o IBGE fez o que pôde para minimizar a falta de recenseadores, como a contratação de servidores públicos aposentados e a realização de acordos com secretarias municipais de saúde e universidades.
Clique na imagem para expandir