Card image cap

Esclarecimento da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo sobre ocorrência de incêndio

20/07/2020 | Noticias


A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo informa sobre a queimada que ocorreu no último domingo, 19/07, no km 40 próximo ao nosso município e esclarece o seguinte:

Tomamos conhecimento através da Defesa Civil do Estado de que haviam focos do incêndio em uma propriedade privada. Assim que a brigada foi acionada, a equipe se deslocou imediatamente até o local para conter a propagação do fogo. No entanto, quando a brigada chegou para atender a ocorrência, o fogo já havia sido contido.

A secretaria ainda esclarece que a brigada municipal está capacitada pela Defesa Civil Estadual para atender a população a fim de evitar maiores transtornos. Tendo em vista a situação emergencial das queimadas, a equipe foi equipada adequadamente com abafadores, sopradores, pulverizadores motorizados, coturnos e máscaras de proteção para  combate ao fogo e possíveis incêndios.

Queimadas estão proibidas

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e a Defesa Civil do município alertam que realizar queimadas intencionais é crime. Até mesmo as queimas controladas, que são feitas com autorização em áreas delimitadas, foram suspensas. De acordo com a portaria do Naturatins nº 84, do dia 07 de julho, as queimadas poderão ser retomadas no dia 13 de novembro.

Além disso, o governo federal também divulgou um decreto que proíbe as queimadas em todo território nacional por 120 dias. Quem descumprir com a medida estará sujeito a multas e outras penalidades. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República ainda informa que, historicamente, a maior incidência de queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro.

Em caso de emergência contate: 

Corpo de Bombeiros - 193

Brigada Municipal de Lajeado - (63) 98490-6400