Card image cap

Jovens de Lajeado concluem curso de formação de Guarda-vidas Civis

29 de Junho de 2022 | Noticias
Compartilhe:

Jovens lajeadenses candidatos a Guarda-vidas civis finalizaram mais um curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O curso foi realizado entre os dias 20 e 24 de junho, no Batalhão da Companhia do CBMTO, em Palmas. Os participantes foram selecionados após a realização de testes físicos. A ação contou com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Juventude.

 

Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as mais variadas técnicas relacionadas à atividade de Guarda-vidas, sendo aulas teóricas e práticas, como salvamento aquático, emprego das técnicas corretas do uso de tubo de flutuação, atuação com e sem equipamento (nadadeira e tubo de flutuação), nado de aproximação, nado reboque e tipos de pegada no afogado.

 

Ensinamentos sobre técnicas de retirada da água e a técnicas de posição de segurança lateral direita, que ajudam a identificar as condições da vítima e que poderão exigir do guarda-vidas foram reforçadas na parte teórica e depois colocadas em prática no Lago de Palmas. Além do destaque sobre a Norma Técnica 34, editada mês maio pelo Corpo de Bombeiros Militar, e que rege toda a sinalização de segurança nas Praias Oficiais e Áreas Balneares.

 

“Para nós é uma alegria e um compromisso dessa gestão proporcionar a Jovens do município a possibilidade de qualificação profissional e a oportunidade de reciclagem para os profissionais que já atuam como Guarda-vidas Civis. Esses jovens são considerados profissionais devidamente treinados para evitar acidentes e realizar salvamentos em ambientes aquáticos e suas presenças são de suma importância para garantir a segurança e integridade física dos banhistas”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Turismo e Juventude, Lenizia Costa.

Clique na imagem para expandir