Maratona Aquática movimenta Praia do Segredo

01 de Novembro de 2021 | Noticias

As provas aconteceram na Praia do Segredo.

Mais de 150 atletas tocantinenses competiram no 1° Campeonato e Festival de Maratona Aquática realizado no último domingo, 31/10, pela Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), com apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O evento contou com a participação da atual campeã olímpica de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, e do técnico Fernando Possenti.

O presidente da Faeto, Luís Roberto, ficou contente com a maratona. “Superamos as expectativas, o pessoal está prestigiando a maratona. O evento está sendo além do que programamos, agradeço aos nossos parceiros. Contamos com a presença da campeã olímpica de maratona aquática, Ana Marcela, e do técnico Fernando Possenti, e isso é exatamente para fomento, a presença deles faz com que a modalidade cresça”, disse.

De acordo com o prefeito Júnior Bandeira, o evento foi uma oportunidade de gerar movimento turístico na Praia do Segredo. “É uma realização que promove o esporte aquático na modalidade natação. Tivemos o prazer de receber a Ana Marcela e seus treinadores, que trazem uma mensagem de otimismo e de que é possível superar barreiras, por meio do esporte. Com o evento, atraímos turistas e visitantes para conhecer a nossa Praia e fortalecer o trabalho daqueles que movimentam o turismo no município”, frisou.

A medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Japão, ressaltou a importância da maratona. “O nosso maior propósito hoje é incentivar as crianças que estão aqui, querendo ou não somos formadores e influenciamos. Quero dizer que o caminho é difícil, mas é possível. Quero parabenizar a Faeto e a todos os apoiadores da ação, sabemos que é difícil realizar uma prova dessa, principalmente em pandemia. É a minha segunda vez aqui, vou embora com o gostinho de querer voltar”, revelou.

A cadeirante Maria Flávia, que também participou da maratona, ficou contente em ter conhecido a campeã olímpica. “Tinha muita vontade de conhecer ela, porque é a minha maior inspiração. Entreguei uma carta para ela, ontem ela até me mandou uma mensagem por whatsApp, fiquei ansiosa”, frisou.

Maratona Aquática

Os atletas disputaram provas de 3 quilômetros, 1,5 km e 500m, além das provas de 200m, 100m, 50m a 25m, pelo Festival Kids. Giovanna Lacerda e Mikael de Godoy foram os campeões na prova dos 3km, no feminino e no masculino. Já na disputa de 1,5 km venceram Maria Gabriella Brito e Luís Henrique Ferreira. Lucas Veloso e Susan Yano foram os primeiros colocados na prova de 500 metros.

Clique na imagem para expandir