Card image cap

Mutirão atenderá cerca de 300 cães com vacinação e coleta de sangue para testes rápidos em Lajeado

01 de Junho de 2022 | Noticias
Compartilhe:

Neste sábado, 04 de junho, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizarão um mutirão com vacinação antirrábica animal e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de leishmaniose em cerca de 300 cães do município, das 08h às 16h. Os atendimentos serão realizados, de forma gratuita, nas residências, localizadas em áreas mais afastadas do centro, e em um ponto fixo que ficará disponível na Praça 5 de Maio, localizada ao lado da Secretaria de Saúde. 

 

A iniciativa, intitulada “Ação Vet”, contará com o acompanhamento dos agentes de saúde locais, docentes e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do UniCatólica e demais profissionais da saúde. A expectativa é alcançar, no mínimo, 80% dos animais com os atendimentos e 300 doses de imunização. 

 

A docente de Medicina Veterinária do UniCatólica, doutora Simone Vieira Castro, destaca a necessidade da ação para o combate das doenças nos animais e a proliferação à população. “O levantamento dos casos caninos de Leishmaniose e a vacinação contra a raiva são medidas adotadas que auxiliam no controle de duas importantes zoonoses, que quando acometem humanos apresentam alta mortalidade. Considerando o íntimo contato entre cães e humanos, manter a sanidade destes animais, além de garantir o bem-estar do pet, ajuda a prevenir a disseminação de doenças para as pessoas”, destacou Simone.

 

Segundo o médico veterinário de Lajeado, Severino Neto, o mutirão é mais uma etapa do plano de controle e vigilância da Leishmaniose canina na cidade. “Contaremos com o apoio dos alunos, docentes e médicos veterinários da Clínica do UniCatólica, aumentando consideravelmente a equipe de trabalho, a qualidade e a eficiência do trabalho. Assim que concluída essa etapa, teremos uma noção real da situação da Leishmaniose em Lajeado e vamos planejar as novas etapas de trabalho, com panfletagem, orientação aos tutores, posse responsável aos animais doentes e cursos de capacitação profissional, tentando sempre estreitar os laços entre as equipes da saúde pública”, detalhou o médico veterinário de Lajeado.

 

Serviço

Evento: Ação Vet - Vacinação antirrábica animal e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de leishmaniose em cães

Data: 04 de junho

Horário: 08h às 16h

Local: Área urbana: Praça 5 de Maio, localizada ao lado da Secretaria de Saúde Área rural: Os profissionais visitarão as residências