Mutirão atendeu 282 cães com vacinação e coleta de sangue para testes rápidos em Lajeado

05 de Junho de 2022 | Saúde

Neste último sábado, 04 de junho, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizaram um mutirão com vacinação antirrábica animal e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de leishmaniose em 282 cães do município. Os atendimentos foram realizados, de forma gratuita, nas residências e na Praça 5 de Maio, localizada ao lado da Secretaria de Saúde.

A iniciativa, intitulada “Ação Vet”, contou com o acompanhamento dos agentes de saúde locais, docentes e cerca de 40 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do UniCatólica que foram acompanhados pela Coordenadora do Curso Juliana Pieroni e demais profissionais da saúde do município.

A Cadela Akira de 2 anos de vida foi a primeira a ser atendida pela ação, Edison Santos Ramalho falou de sua alegria em levar sua cadela para vacinar e coleta de sague. “Foi a segunda que trago e foi uma experiência boa, está sendo atendidos pelos alunos da Católica deu ter uma boa aprendizagem sobre a vacina e a coleta de sague para identificar possíveis doenças”, disse.

Juliana Pieroni, coordenadora do curso de medicina veterinária da Universsidade Católica falou da importância desta ação. “Esse mutirão que estamos fazendo aqui com a prefeitura é muito importante principalmente por conta da saúde dos animais e saúde de toda a população de Lajeado, nós estamos falando de duas doenças muito importantes hoje que é raiva e a leishmaniose, além disso para os nossos alunos é extremamente importante ter essa vivencia prática e essa atuação com a comunidade”, destacou.

“Essa parceria entre o município de Lajeado e a Universsidade Católica do Tocantins em diversos seguimentos, ela tem fortalecido nossas políticas públicas aqui no município e na área da saúde nós temos essa parceria com a Unicatólica por meio do curso de medicina veterinária, realizamos ações como a do calazar e hoje estamos aqui fazendo a coleta para detecção dos animais que tem leishmaniose e fazendo a antecipação da vacina antirrábica”. Disse o Secretário Municipal de Saúde Ronisvaldo Pinho.

Clique na imagem para expandir