Piscicultores de Lajeado visitam unidade II em Dia de Campo no UniCatólica

13 de Outubro de 2021 | Noticias

No último sábado, 09, piscicultores de Lajeado realizaram uma visita técnica na unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) para um Dia de Campo voltado à produção de peixes em tanques elevados em circulação fechada. O evento foi promovido pelo curso de Zootecnia e atende a uma parceria firmada entre a Instituição e a Prefeitura da cidade.

O encontro foi dividido em dois momentos: a visita em campo e uma experiência em sala de aula para apresentar o case do UniCatólica no segmento, como explica o professor doutor Peter Gaberz Kirschinik. “Apresentamos os filtros, manejos e na sala de aula falamos sobre a parte econômica, os dados de produção e os experimentos realizados até hoje, as limitações do sistema, como melhorar a produtividade, os cuidados que os produtores devem ter para variação econômica desse processo e gerir bem as suas produções”, destaca o docente.

Para o Secretário de Assistência Social de Lajeado e Presidente da Associação Peixe do Segredo, Levi Lopes Gomes, é fundamental o contato entre a Instituição e a população. “Essa parceria com o UniCatólica tem enriquecido muito o município de Lajeado, pois estamos levando o conhecimento de mestres, professores e o engajamento dos universitários para a cidade. Cada dia mais estaremos aqui, de mãos dadas, para que essa parceria possa prosseguir por muitos anos e, com certeza, quem ganha com isso é a população de Lajeado. Quero fazer um agradecimento por esse Dia de Campo proporcionado aos piscicultores, pois é de grande valia para a melhoria da qualidade e desenvolvimento da produção de pescado do nosso município”, afirma Levi.

O ponto de vista do piscicultor

Juvenal Barbosa, 56 anos, é piscicultor há 6 anos em tanques-rede do Parque Aquícola de Miracema/Lajeado e hoje cultiva tilápias. Segundo ele, a visita trouxe um novo olhar para o segmento e pode até ampliar novos horizontes para a produção. “É mais uma experiência que estamos tendo com pessoas melhor qualificadas, que são os professores, e achei muito interessante esse sistema do UniCatólica. É muito importante termos conhecimentos a mais, no futuro podemos até ampliar para esse sistema, agradeço a oportunidade da visita”, disse o piscicultor.

Clique na imagem para expandir