Prefeito Júnior Bandeira participou de uma visita técnica no Parque Aquícola de Lajeado

04/02/2021 | Noticias

O Parque Aquícola é um Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, antigo Ministério da Pesca.

O prefeito Júnior Bandeira participou na manhã desta quinta-feira, 04/02, de uma visita técnica no Parque Aquícola de Lajeado/Miracema juntamente com representantes dos órgãos fiscalizadores da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e uma equipe da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APA), unidade gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Também estiveram presentes representantes da Embrapa e do Mapa Brasil.

O intuito do evento foi discutir sobre as demandas do setor aquícola e reafirmar a parceria com o Governo do Tocantins a fim de promover o desenvolvimento econômico através da produção de tilápias no Estado. Entre os assuntos tratados, estão as “expectativas positivas em relação à produção no Parque Aquícola de Lajeado”.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, visitar o Parque Aquícola faz toda a diferença para o crescimento da produção. “Esse encontro é fundamental que aconteça, porque os produtores precisam do nosso auxílio. Quando existe essa sinergia de trabalho entre o município, Estado e Governo Federal todas as esferas se envolvem. Isso faz com que as coisas aconteçam em tempo real e nos permite desenrolar os trabalhos", explica.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, reforça que está em busca de recursos para possibilitar o impulsionamento da produção. “Com a parceria entre o Governo Federal, Estadual e do município com suas várias instituições, tanto na parte de planejamento, de pesquisa, como na orientação técnica e aperfeiçoamento do estudo científico, acredito que teremos resultados positivos na produção. Queremos promover por meio de um projeto toda uma estrutura adequada aos produtores. Dessa forma, iremos garantir que os colonos possam ter acesso à uma assistência técnica de qualidade”, disse.

Parques Aquícolas

Atualmente no Tocantins a atividade da piscicultura está regularizada nos municípios de Palmas, Miracema e Brejinho de Nazaré, localidades que possuem os Parques Aquícolas em funcionamento. Nestas áreas a criação é de peixes nativos do Tocantins e são criados em tanques redes.

Com informações do Naturatins

Fotos por: Mirtes Aguiar