Prefeito Júnior Bandeira se reuniu com produtores rurais da Pedreira neste sábado (08)

08/05/2021 | Noticias

Na reunião, ficou acordado a abertura de uma feira do Produtor na comunidade.

Ouvir os produtores rurais para atender suas demandas e discutir formas de movimentar a economia local. Estas foram pautas abordadas na reunião realizada na manhã deste sábado, 08/05, pelo prefeito Júnior Bandeira com os produtores rurais da comunidade Pedreira. O encontro aconteceu na Subprefeitura que foi inaugurada nesta semana na Pedreira.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Nego Dilson, secretária de Educação, Luiza Brasileiro, secretário de Assistência Social, Levi Lopes, e os vereadores André Portilho, Helder Borges, Emival Parente e Xirica.  Na reunião, ficou acordado a abertura de uma feira do Produtor na comunidade. Além disso, o prefeito definiu que outras reuniões serão realizadas periodicamente com os produtores.

“O setor produtivo da comunidade rural de Lajeado é uma riqueza nossa. Precisamos potencializar essa riqueza e transformar isso em mais renda, mais trabalho. Neste primeiro momento, estamos realizando um diagnóstico, ouvindo os produtores para que a gente possa elaborar os melhores projetos e programas que deverão atender suas necessidades e do setor produtivo”, explica o prefeito Júnior Bandeira.

O produtor Manoel Gonçalves ressaltou sobre a importância do incentivo e apoio da prefeitura. “É muito importante porque é um incentivo grande. Muita gente quer produzir, como o prefeito já disse, mas apresentam dificuldades. Uma dificuldade é levar os produtos na minha motinha, é complicado, né. Agora, o prefeito falou que teremos apoio de um caminhão para levar os alimentos até a feira. Também vamos contar com uma Feira de Produtor, que será de grande incentivo. Muitos aqui nunca conseguiram ir até a feira”, relatou.

Ações e parcerias

O secretário de Assistência Social, Levi Lopes, explicou sobre a próxima ação que deverá ser realizada. “Esta reunião marca o início da aproximação entre os gestores com a comunidade, com uma conversa direta do prefeito e dos secretários com os produtores rurais. Tudo isso vai significar mais desenvolvimento e fortalecimento na produção rural aqui na região da Pedreira", informou.

De acordo com o secretário, na próxima segunda-feira, 10/05, uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) juntamente com um engenheiro Ambiental da prefeitura vão realizar uma visita aos produtores de peixe da Pedreira. O objetivo é tentar viabilizar uma parceria entre o SENAR e os produtores. O SENAR já é parceiro do Parque Aquícola Miracema-Lajeado e vem promovendo apoio, orientação técnica, cursos de capacitação e empreendedorismo.

Merenda escolar e a Agricultura Familiar

De acordo com a secretária de Educação, Luiza Brasileiro, as maiores dificuldades para adquirir os alimentos dos produtores são a falta de regularização, preparo e capacidade de produção. A secretária parabenizou e agradeceu ao prefeito por se prestar à disposição de apoiar através de ações os agricultores.

“Parabenizo a iniciativa da prefeitura de proporcionar este momento de discussão com os agricultores. Fomentar a questão da política, do empreendedorismo e da produção rural. Isso logicamente vai afetar a política educacional porque cada vez que a gente tem mais pessoas empreendendo na área, nós teremos mais condições de atender este público na alimentação escolar”, disse.

Por Amanda Mitaly