Prefeitura de Lajeado e Sebrae apresentam Inventário da Oferta Turística

03 de Setembro de 2021 | Noticias

Na última terça-feira, 31/08, a Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Turismo, realizou o evento de apresentação do Inventário da Oferta Turística de Lajeado. O evento foi realizado no Centro de Artesanato e contou com a presença do prefeito Júnior Bandeira, da secretária de Meio Ambiente e Turismo, Lenizia Gomes da Costa, de uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de colaboradores da empresa Neso Adventure, que foi contratada pelo Sebrae para  dar apoio às atividades de inventariação, de secretários municipais e vereadores.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, ressaltou a importância da parceria. “Hoje é o início de um trabalho de consultoria do Sebrae, nesta primeira etapa iremos trabalhar na elaboração de um Inventário Turístico. A parceria veio para promover o crescimento da atividade do turismo, isso vai penetrar em outros setores. Queremos estimular a geração de renda, emprego, oportunidades e riquezas no município”, disse.

O coordenador estratégico da empresa Neso Adventure, Maicon Dimbarre, explicou sobre as etapas do projeto. “Faço parte da empresa contratada pelo Sebrae, estarei atuando juntamente com a prefeitura a frente do projeto de inventariação turística. O projeto é muito importante, onde iremos percorrer o município e realizar um levantamento, catalogação e registro dos atrativos, da infraestrutura de apoio e de todos os equipamentos e serviços que existem de apoio ao turista no município. Esse momento é muito relevante, porque com toda a informação munida nós iremos dar encaminhamento ao Plano Municipal de Turismo, que é a segunda etapa do projeto”, explicou.

O Inventário da Oferta Turística tem o objetivo de contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor do turismo no município. A inventariação envolve etapas de levantamento, identificação e registro dos pontos turísticos da cidade. Após coleta de dados, os agentes envolvidos constroem um Plano Municipal De Turismo para facilitar a gestão e promoção das atividades de maneira mais adequada.