Card image cap

Prefeitura de Lajeado e UniCatólica promovem oficina gratuita de empreendedorismo no campo

27 de Setembro de 2021 | Noticias
Compartilhe:

Executando os trabalhos de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Lajeado e o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), aconteceu na manhã do último sábado, 25/09, a primeira oficina gratuita sobre empreendedorismo no campo aos pequenos produtores da comunidade Pedreira. O momento foi conduzido pelos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e idealizadores da iniciativa, André Raposo Pereira e Leonardo Bandeira, e contou também com a colaboração de alunos da Instituição.

 

Na oportunidade, os participantes foram capacitados com orientações a fim de ampliar o processo de comercialização dos produtos e promover a elevação do nível de competitividade dos negócios, como explica o professor André Raposo Pereira. “A nossa experiência foi extremamente gratificante, porque ela foi uma oficina dividida em duas partes: a primeira voltada a conscientizar os produtores rurais sobre as características e atitudes do comportamento empreendedor e na segunda parte fizemos três exercícios práticos, ensinando que eles podem aplicar nos negócios, como o uso de algumas estratégias para o visual das barracas, o uso do celular para produzir conteúdo: fotos, vídeos e divulgar os produtos e ao final, nós ensinamos eles a apurar os resultados nos negócios, ou seja, levantar os custos, as receitas e chegar então ao lucro que eles tiveram”, frisou o docente. 

 

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, reforçou a parceria entre o município e o UniCatólica, uma iniciativa que tem gerado muitos benefícios para a cidade. “Nós estamos capacitando os nossos produtores rurais para que eles possam, através da assistência dos acadêmicos da Contabilidade e dos professores e coordenadores também da área de Administração, gerenciar melhor os seus negócios e que possam encarar essa situação com mais empreendedorismo e conhecimento técnico, saber manusear o seu dinheiro, como gastar, economizar, onde aplicar e investir, planejar o seu negócio, saber começar, os custos, enfim toda a parte até mesmo burocrática. Estamos começando hoje na zona rural e faremos na terça-feira, na cidade, com os empreendedores, feirantes e produtores rurais de Lajeado. Estamos sempre prestigiando o homem do campo e iniciando por aqui as atividades que são geradoras de oportunidades de emprego e renda para essa população”, concluiu o prefeito.

 

O lado empreendedor

 

Quem absorveu conhecimento suficiente e já pretende aplicar no ramo alimentício é o produtor na Feira da comunidade Pedreira, Conceição Gonçalves Barros. Segundo ele, a oficina foi um momento especial. “Foi muito importante essa oficina para nós aqui na comunidade Pedreira, por exemplo, eu que vendo comida na barraca, as pessoas vão ver e vão trazer mais clientes, é uma oportunidade muito boa o UniCatólica vir até aqui”, comentou o produtor.  

 

Próximos eventos

 

Nesta terça-feira, 28, outra oficina será realizada aos comerciantes e feirantes de Lajeado, às 20h, no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho. O evento é gratuito e aberto a quem tiver interesse em aprender sobre a importância do empreendedorismo para os negócios.

 

Clique na imagem para expandir