Card image cap

RETROSPECTIVA 2022

31 de Dezembro de 2022 | Noticias
Compartilhe:

O ano de 2022 foi cheio de conquistas, trabalhos e realizações em Lajeado. Do início ao fim do ano, a Prefeitura manteve todos seus esforços para trazer melhorias dos serviços oferecidos à população e também no desenvolvimento de ações que permitissem garantir o bem-estar de todos. Foram muitas atividades e, por isso, reunimos alguns destaques do que realizamos ao longo desses meses. 

As ações da Prefeitura, que visam melhorar a qualidade de vida da população, estão sempre alinhadas com as das secretarias municipais e demais órgãos do setor público. Com o objetivo de agir com responsabilidade e atender as demandas prioritárias de políticas públicas, a Prefeitura desenvolveu projetos, programas e planejamentos que mudaram a realidade dos cidadãos. 

SAÚDE

Na saúde, por exemplo, o município continuou reforçando a importância da imunização contra a covid-19 e demais doenças. Toda a comunidade recebeu os reforços da vacinação e os casos de infecção pelo coronavírus se mantiveram controlados, tivemos apenas 03 mortes pela doença em 2022. Todas as medidas de proteção foram exigidas para que nossa comunidade se mantivesse saudável. 

Diversos equipamentos e mobiliários foram adquiridos para aperfeiçoar os serviços de saúde, como veículos para suporte às atividades administrativas e uma  ambulância para compor o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O programa Saúde na Escola esteve presente durante todos os meses nas escolas do município, levando informações e orientações sobre cuidado com a saúde e higiene bucal.

As mulheres também receberam atenção especial da gestão, com uma série de ações em promoção e cuidado da saúde da mulher, principalmente durante o mês de outubro, onde a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os serviços com a oferta de atendimentos médicos, de psicólogos, de assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos e profissionais de enfermagem para o público feminino do município.  A parceria firmada com o Hospital de Amor garantiu que as mulheres da nossa cidade realizassem exames de mama e recebessem informações sobre prevenção do câncer.

O público masculino não ficou de lado quando se fala em saúde, a Secretaria se dedicou à promoção da campanha Novembro Azul. Além de mobilizar os homens da cidade sobre a importância de cuidar da saúde, a gestão desenvolveu uma programação com palestras, atendimentos médicos, realização de exames e testes rápidos.

CUIDADO PARA COM OS ANIMAIS

A saúde dos nossos bichinhos também recebeu atenção da Secretaria. Mutirão de vacinação antirrábica, coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de leishmaniose e castração gratuita, com apoio do UniCatólica, foram alguns dos serviços executados. Todos os setores do município foram contemplados com essas ações. 

V CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A V Conferência de Saúde de Lajeado foi um encontro destaque do ano, onde reuniu participantes de todos os segmentos para discutir políticas públicas em busca de formalizar as melhorias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Lajeado. Dividida em quatro eixos, a conferência contou com a participação de pessoas da comunidade, secretários, servidores públicos e vereadores.

Por fim e, como uma das maiores realizações de 2022, a Prefeitura inaugurou a reforma da Unidade de Saúde José de Souza Parente, localizada na comunidade Pedreira. Todas as unidades de Saúde obtiveram investimentos e toda a população pôde contar com atendimentos especializados de Cardiologia, Ginecologia, Oftalmologia, Psicologia, Fisioterapia, Pediatria, Ortopedia, Nutricionista, Psiquiatria, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Odontologia.

Todas essas especialidades foram contratadas e pagas com recurso próprio, além do credenciamento do nosso município no programa Federal de Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD), contemplando até o momento mais de 150 pacientes com próteses novas.

EDUCAÇÃO

Prioridade para a nossa gestão, a Educação iniciou 2022 cumprindo o calendário letivo, atendendo presencialmente toda a comunidade escolar. Muitas ações foram realizadas nesse período, a fim de garantir o vínculo, a permanência do estudante na rede municipal de ensino, a qualidade e eficiência na aprendizagem dos cidadãos.

O cuidado com os estudantes foi direcionado a todas as áreas do sistema escolar, principalmente na merenda. Com o acompanhamento da nutricionista para planejamento dos lanches, os estudantes contaram com uma dieta pautada na qualidade nutricional. 

Visando o crescimento da rede de ensino, recursos para a construção de uma nova creche foram assegurados neste ano. Para esta conquista, o município contou com o apoio do deputado federal, Vicente Júnior. Recursos para a construção de duas unidades escolares, sendo destinadas uma à zona urbana e outra na rural, também foram garantidos graças à dedicação dos parlamentares: professora Dorinha Seabra e do senador Eduardo Gomes.

Em busca de modernização neste setor, foram feitas aquisições de mobiliários e de equipamentos tecnológicos, como compra de novas camas para o berçário do Centro Infantil dona Antônia, aquisição de aparelhos de ar-condicionado, notebooks, fornos elétricos e de tablets, que só foram entregues à rede graças a parceria da Prefeitura com o Instituto EDP. Tudo para manter as atividades em um alto padrão e com a melhor qualidade possível. 

Não podemos deixar de citar os encontros do projeto Educar PRF, que marcou o ano dos estudantes com diversas atividades temáticas sobre educação no trânsito para crianças e adolescentes em idade escolar. Já para os servidores da rede, o ano foi cheio de formações e capacitações, visando a manutenção do desenvolvimento profissional de cada agente.

O QUE O ESTUDANTE E A COMUNIDADE PODEM ESPERAR PARA O ANO DE 2023?

Ampliação das atividades complementares, como a oferta de aulas de dança, de música e de lutas. Modernização da rede de ensino nos aspectos de atendimento tecnológico, padronização dos uniformes escolares e mais investimentos na área de formação dos profissionais.

 

MEIO AMBIENTE

 

Sempre pensando no nosso meio ambiente e em formas de manter a preservação em nosso lar, a Secretaria de Meio Ambiente teve grande dedicação nas ações de 2022. A Brigada Municipal, sob a supervisão da Técnica Florestal e responsável pelo Viveiro Municipal, Vanubia Silva, realizaram coletas de sementes e produziram mais de 12 mil mudas de espécies nativas do cerrado. 

 

Cerca de quatro mil mudas foram plantadas em áreas de preservação permanentes (APP), em áreas degradadas e em locais que sofreram com incêndios florestais nos últimos dois anos, em áreas urbanas,  em nascentes e pelas margens do ribeirão Lajeado, responsável pelo abastecimento da cidade.

 

O Viveiro Municipal ainda realizou a doação de 6.400 mudas para plantio em chácaras, fazendas, reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), para culminância de projetos escolares que incluem educação ambiental. Além disso, o cidadão Lajeadense pôde e, ainda pode, retirar gratuitamente mudas de espécies nativas e típicas do cerrado para utilizar em projetos de arborização residencial, tanto na zona urbana quanto rural.

 

A Secretaria de Meio Ambiente ainda recomendou que todos os plantios fossem realizados em períodos chuvosos, isso para aproveitar a água da chuva na irrigação das mudas. O cidadão ainda pôde contar com todo apoio da Secretaria para tirar dúvidas e obter informações sobre os processos de plantio.

 

BRIGADA MUNICIPAL

A Brigada Municipal atendeu 100% das ocorrências e contou com a parceria da Brigada Estadual do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que juntos atuaram nas solicitações de apoio técnico para realização de aceiros e ações de manejo integrado do fogo por meio de aceiros (MIF).  

 TURISMO

O turismo, desde que seja bem trabalho, pode ser uma excelente fonte de renda e de crescimento de um município. Os pontos turísticos se tornam motivo de orgulho para todos, principalmente para aqueles que trabalham incansavelmente para concretizar as ações planejadas.  

PROJETO LAJEADO + TURISMO

Pensando nisso, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Turismo, desenvolveu um grande projeto, que ainda vem sendo realizado com apoio de vários órgãos.  A Prefeitura firmou parcerias com o Sebrae, Investco e Instituto EDP, UniCatólica, SENAC, Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedores de Lajeado (AMAE) e com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). E, com isso, nasceu o projeto Lajeado + Turismo.

Com a participação ativa de empresários do ramo, da comunidade e de instituições, criou-se o Plano Municipal de Turismo, um instrumento importante no desenvolvimento do turismo local. O projeto permitiu que empresários e a comunidade fossem capacitados em diversos cursos ministrados pelo Senac Tocantins, no eixo turismo. 

Como parte do projeto, cursos para tratar do turismo local foram desenvolvidos, bem como capacitações sobre organização de eventos e cerimonial e sobre técnicas de recepção em meios de hospedagem. Também teve oportunidade de aprendizado para pessoas que tinham interesse em se tornar guias de Turismo, com instrução do Turismólogo o Instrutor, Flávio Ribeiro.

No eixo gastronomia, a Chef Laura Gerhardt, conduziu os cursos de técnicas básicas em cozinha, técnicas de garçom, processamento artesanal Peixe, elaboração pratos à base de peixe de água doce, doces finos para festas técnicas para apresentação de pratos à mesa, pizzas doces e salgadas, drinques clássicos e tropicais, técnicas básicas do serviço de bartender, preparo de hambúrguer artesanal.

No eixo Comunicação e Tecnologia da Informação, foram ministrados cursos de gestão e estratégias de divulgação de produtos artesanais, mídias sociais e turismo, estratégias de marketing, rotinas administrativas, design e produção de post para redes sociais, mídias sociais para o comércio e ensinamentos de como promover sua empresa com uso do google. Os cursos foram ministrados pelo instrutor e especialista, Denniego Araújo.

AGRICULTURA E PISCICULTURA

Muitas transformações e avanços aconteceram no ramo da agricultura e piscicultura de Lajeado.  O município recebeu um trator, duas grades aradoras e um veículo utilitário para o apoio do agricultor. Entre as demandas atendidas estão: distribuição de calcário para os produtores rurais; distribuição de sementes de milho, arroz e feijão; contribuição e fortalecimento do Parque Aquícola de Lajeado, com a promoção de oficinas para orientar os criadores de peixe.

ESTRADAS

Para melhorar a trafegabilidade da comunidade, a Prefeitura realizou trabalho de recuperação e melhoramento de todas as estradas da zona rural, inclusive a gestão já licitou e vai iniciar em breve melhorias da estrada do Vão do Ágil e Vão do Cachorro. Também foi iniciado o calçamento em bloquetes da principal avenida da comunidade Pedreira.

Neste ano, foram mais de 250 atendimentos com as máquinas rurais para os produtores. E, para investir cada vez mais neste setor, a gestão fortaleceu as atividades no campo rural, por meio das parcerias com o UniCatólica, Sebrae, Ruraltins, SENAR e Caixa Econômica Federal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL 

A equipe Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), juntamente com os Conselheiros Tutelares e a Secretaria de Assistência Social de Lajeado, trouxe a campanha de conscientização e prevenção do uso de drogas e alcoolismo. O objetivo foi conscientizar a população de modo geral sobre os efeitos e consequências referentes ao uso do álcool e quaisquer outros tipos de drogas.

Em Lajeado, foi realizada uma roda de conversa em conjunto com a equipe da Fazenda da Esperança e com os familiares com intuito de informar sobre a importância da família como rede de apoio e acolhimento às pessoas alcoolistas. Em consonância com este momento, foram espalhados pela cidade panfletos a respeito do mesmo tema.

 

A Rede de Enfrentamento às Violências de Lajeado, em parceria com o Centro Universitário Católica do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu uma série de ações de sensibilização para alertar a importância da prevenção a violência e promover a conscientização sobre os direitos das crianças no município. Participaram estudantes da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro e do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Essa iniciativa faz parte de um projeto que visa garantir às crianças e adolescentes o seu direito à educação e ao desenvolvimento, livres de violências dentro e fora da escola, de forma segura e protegida.

 

Ao longo do ano, as equipes da Assistência Social, Saúde e Educação decidiram realizar ações em suas respectivas pastas. Na Secretaria da Assistência Social, foi organizado um momento em forma de roda de conversa e dinâmicas, tendo como tema central o suicídio, com o objetivo de apresentar estratégias para lidar com possíveis situações, momento esse que foi conduzido pelas profissionais de psicologia, Lara Sousa Sousa e Priscila Iob.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

 

Em alusão ao janeiro branco, realizamos ações nos órgãos públicos com distribuição de cartazes e frases sobre saúde mental. Foram feitas entregas de cestas básicas para os beneficiários do programa Auxílio Brasil e como mais uma ação destaque do ano neste setor, a casa do idoso foi inaugurada e hoje abriga mais de 90 idosos. 

 

CINEPIPOCA

 

No mês de outubro, mês das crianças, foi realizado o Cine Pipoca com as crianças do SCFV, foram repassados filmes no período matutino e vespertino, cada semana com um filme diferente, para finalizar o mês de outubro realizamos o cine pipoca com tema Halloween.

CONSELHO TUTELAR

Os servidores da Assistente Social participaram do Café com Prosa, desenvolvido pelo Cras, para discutir sobre ações de saúde mental. A Prefeitura de Lajeado tem se preocupado com o bem-estar de todos os funcionários, por isso procura proporcionar momentos como esses. 

Assuntos sobre direitos das crianças e adolescentes também foram bastante trabalhados pelo Conselho Tutelar. Alunos da escolinha de futebol Aprender e Crescer puderam aproveitar momentos de conversas para conscientizá-los sobre seus direitos. 

Em ações conjuntas da Equipe da Cidadania e Justiça de Palmas com Conselho Tutelar de Lajeado, pautas sobre Trabalho Infantil e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foram reforçadas durante o ano. Reuniões quinzenais da Rede de Proteção foram executadas para tratar desses assuntos. 

CIDADE

Com empenho e dedicação, a Prefeitura trabalhou e intensificou ações de tapa-buracos, de pavimentação asfáltica no setor Entre Serras, construiu uma nova passarela da cachoeira Viva Vida, manteve a limpeza urbana em dia e realizou a revitalização de vários espaços. A implantação de um parque Infantil e a recuperação do sistema elétrico da Praça da Bíblia foram algumas das mudanças. Além da revitalização do Balneário Ilha Verde, da Praia do Segredo, do Lago dos Buritis. Para o ano de 2023, a Prefeitura planeja construir uma nova obra de estruturação do sistema de abastecimento de água da comunidade Pedreira. E, por merecimento, Lajeado recebeu o selo de diamante em transparência pública.

O aniversário de 31 anos da cidade também não passou em branco, uma programação contou com apresentação de shows de atrações locais e grandes ícones do forró e sertanejo universitário. 

ESPORTES

No campo do esporte nosso município também esteve presente, participando de campeonatos e torneios. Em fevereiro, Lajeado marcou presença no Campeonato Regional, organizado pela Liga de Esporte do Estado, pela Federação Tocantinense e pela Secretaria de Esportes de Lajeado. Em março, estivemos presentes no Campeonato Rural. 

Já em abril, o município participou do Copão Tocantins. Em maio, do Campeonato Regional de categoria de base. No mês de maio, no Campeonato Municipal. Em julho, nossos times de vôlei de praia masculino e feminino participaram de torneios e do campeonato regional de Society Aberto. Fechando o ano, também marcamos presença no Campeonatos Regionais de futsal feminino, no Campeonato Regional de Vôlei Masculino e Feminino.

PARCERIAS 

UNICATÓLICA

Para fortalecer ainda mais os laços com o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura renovou a parceria com a instituição. Com mais de um ano de parceria, o balanço anual do UniCatólica revelou que até setembro de 2022, 19 projetos já foram concluídos e beneficiaram diretamente cerca de 3 mil habitantes da cidade.

SENAC

A parceria da Prefeitura de Lajeado e o Senac Tocantins permitiu que fossem realizados no município, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os cursos de controle de máquinas de costura, modelagem em malharia, costura em malharia, costura criativa e patch aplique, ministrados pela instrutora Maria da Conceição Oliveira.

AMAE E CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

A parceria firmada com Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras (AMAE) e com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) permitiu que os cursos de costuras acontecessem, as máquinas de costura utilizadas durante os cursos foram disponibilizadas por meio dessas parcerias.

INSTITUTO NATUREZA DO TOCANTINS (NATURATINS)

A parceria firmada entre a Prefeitura e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi fundamental para a construção da passarela de acesso a cachoeira Viva Vida, importante atrativo turístico no nosso município, que havia sido destruída em função das fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2021.

FELIZ ANO NOVO

Nesse período foram inúmeras as barreiras, as dificuldades, os problemas, mas também obtivemos grandes conquistas, feitos históricos e vitórias que conseguimos com muita dedicação e trabalho. Temos consciência que não conseguimos realizar todas as ações que gostaríamos neste ano que se finda, porém carregamos a certeza que deixamos um legado que certamente beneficiará nossos cidadãos lajeadenses por muitos anos. Agradecemos a todos que fizeram Lajeado crescer.

 

Esperamos que o próximo ano seja repleto de conquistas e realizações, mas sobretudo, seja um ano de muita união e esforços conjuntos em benefício de toda a sociedade. Desejamos ao povo lajeadense, os sinceros votos de um próspero Ano Novo.

 

Clique na imagem para expandir