
Saúde de lajeado começa aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19
A Secretaria de Saúde de Lajeado começou na quarta-feira, 28, a vacinar a população com o imunizante bivalente da Pfizer contra a Covid-19. O imunizante protege contra o vírus original, a Ômicron e subvariantes. A aplicação está sendo realizada todos os dias da semana na unidade de Saúde Dona Felisbela, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Nesta primeira fase, as vacinas bivalentes serão destinadas apenas para grupos prioritários, que são: idosos com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos que tenham idade a partir de 12 anos. Para realizar a vacinação, o paciente deve portar os documentos de RG, CPF e a carteira de vacina. Somente poderão se vacinar com a bivalente aqueles que receberam pelo menos duas doses da vacina monovalente.
O Ministério da Saúde informou ainda que as fases desta campanha de vacinação devem ser escalonadas em etapas, conforme o envio das doses aos estados e municípios. E para garantir imunização dos moradores da comunidade Pedreira, a equipe estará no dia 30 de março realizando uma ação na unidade José de Souza Parente, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h.
O que é a vacina bivalente?
As vacinas bivalentes, diferente das monovalentes que só protegem da cepa original do vírus, foram atualizadas para proteger a todos contra a cepa original e a variante Ômicron, que é a predominante nas infecções recentes no mundo e que também é considerada a mais contagiosa.
É importante ressaltar que quem não faz parte dos grupos prioritários para receber a bivalente, deve completar o ciclo de imunização das vacinas monovalentes que trazem proteção e são fundamentais no combate à covid-19.
Por Amanda Mitaly
Com informações no Ministério da Saúde