Card image cap

Freepik

Saúde de Lajeado realiza ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

20 de Janeiro de 2023 | Educação
Compartilhe:

Na última quinta-feira, 19/01, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Endemias, deu início uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, no município. Os agentes percorreram as casas, neste primeiro dia de ação, dos moradores do setor Norte Sul. 

 

Na quinta-feira da próxima semana, dia 26/01, os agentes também percorrerão o setor Norte Sul. Já no dia 02/02 e 09/02, serão os moradores do Setor Aeroporto que serão visitados. E, para finalizar a ação, o centro e o setor Áurea serão vistoriados pelos profissionais. As visitas para a realização das bonificações e para orientar os lajeadenses sobre a necessidade da prevenção do criadouro.   

 

Manter o quintal limpo e sem acúmulo de lixos, colocar areia nos pratos de plantas, deixar as lixeiras bem tampadas, recolher recipientes que podem acumular água parada, cobrir piscinas e o armazenamento correto de garrafas são alguns dos cuidados que precisam ser tomados pelos moradores para evitar a criação de criadouros do mosquito.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no município de Lajeado contabiliza 03 casos suspeitos de dengue. “Esse dado é referente ao mês  de janeiro. Apesar de ser um dado que aponta para apenas casos suspeitos, é preciso estar em alerta para os cuidados e manter os hábitos de limpeza de quintais e terrenos baldios. 

 

Sintomas Dengue

 

Dores musculares e de cabeça, dores ao movimentar os olhos e mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas da dengue. Qualquer suspeita deve ser notificada à Vigilância para o acompanhamento do caso e para registro de suspeitos.