Saúde de Lajeado registra apenas um caso ativo de covid-19 nas últimas 24h

07 de Junho de 2022 | Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado registrou um novo caso ativo de infecção por covid-19 nas últimas 24 horas. Com mais um caso confirmado, 495 moradores do município testaram positivo desde o início da pandemia, sendo que 489 se recuperaram e 05 foram a óbito. Além disso, o Boletim Epidemiológico da última segunda-feira, 06, aponta para apenas um suspeito de infecção pelo vírus.

Mesmo com a saúde preparada para realizar testagem e atender casos suspeitos, é necessário estar em alerta sobre a suspeita de infecção para evitar a disseminação do coronavírus na cidade. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde comunica a população sobre os sintomas respiratórios, que muitas vezes podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado.

Apesar da flexibilização quanto ao uso de máscaras de proteção e de outras medidas preventivas, a população deve manter os hábitos de limpeza e higiene. “Estamos acompanhando os números que estão controlados no município, mas todo o cuidado é pouco. Seguimos enfrentando a covid-19 e continuamos precisando da contribuição de todos para manter as taxas de contaminação baixas”, disse o secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho.

A Secretaria de Saúde reforça aos lajeadenses a importância de manter os cuidados sanitários: uso de máscaras quando há suspeita de infecção ou apresentação de sintomas; uso de máscaras em ambientes fechados e em lugares abertos com aglomeração; higienização constante das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Saiba quais são os sintomas considerados leves, moderados e graves:

Leves:

Dor de cabeça, garganta ou no corpo

Tosse

Coriza

Congestão nasal

Perda de olfato e paladar

Febre baixa (igual ou acima de 37,8 ºC)

Moderados:

Dor de cabeça, garganta ou no corpo

Vômitos que não melhoram com medicação

Febre que não melhora com uso de antitérmicos (paracetamol ou dipirona)

Sensação de falta de ar

Chiado no peito

Graves:

Febre muito alta (igual ou acima de 39 °C)

Dificuldade para falar por conta da falta de ar

Dificuldade para se alimentar ou ingerir líquidos

Manchas vermelhas ou roxas no corpo

Onde ir: Em caso de apresentação dos sintomas moderados ou graves, se desloque até a Unidade de Saúde Pedro Batu, que funciona das 07h às 11h e das 13 às 17h, no setor Aeroporto, ou ligue para a unidade por meio do telefone (63) 3519-1226.