Ao todo foram selecionados 8 projetos em Lajeado. Confira o edital no Diário Oficial.
A relação dos selecionados para receber a renda emergencial prevista na Lei 14.017/2020 Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc foi divulgada na última terça-feira, 15/12, no Diário Oficial da Prefeitura de Lajeado. Os selecionados foram chamados para firmar o Termo de Responsabilidade e Compromisso e receber o recurso previsto.
“Nos sentimos felizes de finalizar de fato as etapas do processo do edital que contempla os artistas da nossa cidade. Então, foram oito inscritos no prêmio e todos foram devidamente classificados e aptos ao recebimento. Para nós é uma felicidade muito grande cumprir essa etapa e ajudar essas pessoas que foram tão prejudicadas em razão desse estado de calamidade do coronavírus”, disse a secretária de Educação e Cultura, Luiza Brasileiro.
“Após o pagamento, cabe a cada selecionado cumprir o projeto cultural desenvolvido por eles. O poder público cumpre seu papel e ele se dispõe a colaborar, ajudar e fomentar uma política de seriedade voltada para os interesses da comunidade. Nos sentimos honrados de estar neste momento finalizando esse processo”, reforça a secretária.
Segundo o músico Dominguinho de Assis, o recebimento do auxílio foi muito significativo em meio à pandemia.“Passamos perrengues brabos, pra mim foi super importante. Além de ser um incentivo a cultura, é uma ajuda para os músicos. Meu projeto é sobre como ensinar as pessoas a forma de gravar seu próprio trabalho. Quero começar a partir do dia 11 de janeiro, com duração de três semanas”, explica.
Lei Aldir Blanc
A Lei Emergencial Cultural recebeu o nome Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que faleceu de Covid-19 em 4 de maio de 2020. A Lei é fruto de mobilização social do campo artístico e cultural brasileiro, resultado de construção coletiva, a partir de web-conferências nacionais e estaduais como plataformas políticas na formulação, articulação, tramitação e sanção presidencial.
Por Amanda Mitaly