Card image cap

Secretaria de Saúde de Lajeado promove ações do Novembro Azul

23 de Novembro de 2021 | Noticias
Compartilhe:

As atividades aconteceram na Unidade de Saúde Dona Felisbela.

 

Ações foram realizadas na última segunda-feira, 22/11, para chamar a atenção da comunidade sobre os cuidados relacionados à saúde do homem, como parte da campanha Novembro Azul. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu rodas de conversas, palestras, apresentações teatrais, atendimentos médicos e a realização de testes rápidos.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho, essa foi uma oportunidade de estender o atendimento médico para os homens que trabalham o dia todo e não conseguem realizar exames em expediente normal. “Trouxemos especialistas para atender nossos cidadãos, onde a equipe ficou à disposição até às 22h. Essa ação faz parte do programa “Saúde Mais Perto de Você”, que estamos implantando no município”, revelou.

 

O programa tem o objetivo de trazer médicos especialistas para atender a comunidade todos os meses. A ideia é ofertar pelo menos um dia de atendimento que se estenda até às 22h. Ainda de acordo com o secretário, além dos atendimentos, serão promovidas atividades de conscientização para enfatizar a importância da realização de exames de prevenção.

 

Durante a ação, o secretário Ronisvaldo Pinho participou da peça teatral “Doutor Zé Pequeno”. “Sempre estaremos trazendo uma atração diferente, ontem tivemos uma apresentação relacionada ao preconceito de muitos homens sobre o exame de prevenção de câncer de próstata. Foi fundamental envolver todos os agentes e servidores da saúde”, disse.

 

Novembro Azul

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Este tipo de câncer pode ter uma evolução silenciosa, por isso é necessário realizar o exame preventivo. Os sintomas mais comuns são dificuldade para urinar, diminuição do jato da urina ou presença de sangue na urina.

Clique na imagem para expandir