Secretarias de educação, saúde e assistência social de Lajeado realizam reunião para discutir ações do selo UNICEF

30 de Novembro de 2022 | Noticias

As secretarias de educação, saúde e assistência social de Lajeado realizaram nesta terça-feira, 29, uma reunião para discutir o desenvolvimento de ações do selo UNICEF que devem ser executadas até o dia 31 de dezembro de 2022. O encontro aconteceu na sede da Secretaria e contou com a presença do secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho, da secretária de Educação, Luiza Brasileiro, e de representantes do Conselho Tutelar e da Assistência Social.

Além de discutirem sobre as atividades do selo que ainda precisarão ser promovidas no município e sobre políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, os representantes também avaliaram os reflexos da pandemia da covid-19 na vida desses jovens que fazem parte da Rede de Ensino de Lajeado..

“A gente já tem ações em andamento e algumas que já foram concluídas. O papel da saúde é justamente entrar com a parte de orientação para que as crianças tenham sua cobertura na assistência médica e vacinal, e que os pais possam ser conscientizados pelo grupo formado pelo grupo UNICEF. Acabamos de sair de um período pandêmico, onde se tratou muito sobre vacina, mas ainda sim precisamos reforçar que a única maneira de garantir a imunização contra doenças é estando vacinado”, pontua o secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho.

De acordo com a secretária de Educação, Luiza Brasileira, o foco central do encontro foi pontuar as ações em conjunto que ainda serão promovidas. “É uma responsabilidade da política pública, da educação, da saúde e da assistência social a garantia do direito das crianças e adolescentes. E a nossa reunião teve foco de levantar as ações que ainda faltam ser desenvolvidas neste ano, para que o município cumpra com os deveres. Hoje, também elencamos a questão de cursos que estão sendo disponibilizados pelo selo para agregar conhecimento aos jovens do município e para mulheres empreendedoras”, disse.

Cursos do selo UNICEF

As inscrições para os cursos ofertados pelo selo ficarão abertas até o dia 11 de dezembro. Serão ofertados 100 cursos gratuitos, sendo 50 vagas disponíveis para jovens com idade entre 14 e 24 e as outras 50 para mulheres empreendedoras. As mulheres que desejam se inscrever podem ir até a sede da Secretaria de Educação, das 08h às 11h, de segunda a sexta-feira. Já os jovens podem realizar suas inscrições no CREAS.

Clique na imagem para expandir