Notícias

Lajeado faz barreiras sanitárias para orientar moradores após confirmar primeiro caso de Covid-19

Barreiras foram montadas em duas vias na cidade. Paciente é uma técnica de enfermagem, que trabalha em Lajeado e em uma UPA em Palmas.

Lajeado, que fica na região central do Tocantins, fechou três vias que dá acesso à cidade e montou barreiras sanitárias em dois locais para orientar as pessoas que entram e saem do município. As medidas foram tomadas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19. Trata-se de uma técnica de enfermagem, que é servidora pública do município e também trabalha em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Palmas, cidade vizinha.

O prefeito Júnior Bandeira (PSB) relatou que a servidora está em casa, em isolamento, e que não apresenta sintomas graves. "Pelas informações prestadas por ela mesma, a suspeita é de que ela tenha contagiado no ambiente de trabalho em Palmas. E como ela mora lá [Lajeado] e o esposo também é servidor da saúde, apresentados os primeiros sintomas, ela já foi recebida pela equipe médica do município, orientada a fazer todas as ações preventivas de isolamento dela e dos familiares", disse o gestor. O prefeito relatou também que os profissionais de saúde do município fizeram testes e todos deram negativo para a doença.

Lajeado tem três mil habitantes e embora esteja próxima de cidades como Palmas, Miracema e Miranorte, que já confirmaram casos da doença, até então não tinha registrado nenhum paciente.

"Nós temos cinco vias, fechamos três e vamos deixar duas abertas. Nessas duas que vão permanecer abertas, nós colocamos uma espécie de barreira sanitária para medidas educativas, preventivas, de identificação dessas pessoas que vão buscar nossa cidade e também estamos fazendo fiscalização com servidores da saúde e de outras secretarias. São pessoas que foram treinadas, capacitadas para isso, também estamos atuando com o Centro de Operações Emergenciais (COE)".

Bandeira afirmou que a prefeitura está investindo em comunicação, rádio comunitária, panfletos, faixas, carro de som e rede social, com o objetivo de conscientizar a população para tomar as medidas preventivas, utilizar máscaras e o álcool em gel.

Uma das grandes preocupações é com as pessoas que furam a quarentena em Lajeado e em municípios vizinhos e se refugiam na praia e em pontos do rio Tocantins para praticar a pesca.

Algumas atividades essenciais na cidade seguem abertas e sendo monitoradas, conforme as informações.

Fonte: G1 Tocantins

Secretário de Agricultura de Lajeado visita propriedades rurais para orientar sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa

Também estiveram presentes um veterinário do município e uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Washington Martins, realizou visitas na manhã desta segunda-feira, 25/05, em  propriedades rurais no município de Lajeado para orientar sobre procedimentos e cuidados durante o processo de imunização dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa que acontece até o dia 31 de maio.

A vacinação contra a febre aftosa será dividida em duas etapas, a primeira vai até o dia 31 de maio, já a segunda etapa, acontece em novembro, onde serão vacinados todos os animais de até 24 meses de idade. Em virtude da pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec estendeu a declaração da vacinação até o dia 31 de agosto, para evitar aglomeração de pessoas no ato da declaração.

O produtor deve realizar o agendamento para ir até ao escritório em horário comercial das 8 às 14 horas. A emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) pode ser feita no site https://adapec.to.gov.br/ na ferramenta Produtor online. Para declarar, o produtor deve apresentar a nota fiscal da vacina e a carta-aviso preenchida com dados dos rebanhos. As multas para quem não vacinar são no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade.

Para mais informações ou dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa entre em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo telefone (63) 98494-7615 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prefeitura de Lajeado Inicia a primeira etapa de desinfecção do nosso município

Com o objetivo de intensificar o combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado (23), o serviço de limpeza e desinfecção das ruas da cidade. As atividades foram iniciadas no posto de saúde e a iniciativa visa garantir uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas, como vias públicas, praças, áreas próximas de unidades de saúde, supermercados e outros. As equipes de trabalho, a frente da ação, contam com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além se seguirem as recomendações dos órgãos reguladores e fiscalizadores de saúde. ressaltamos que somente com a união de forças será possível combater esta pandemia. "O uso de máscaras, a conscientização e o isolamento social são importantes para combater a Covid-19. O COE de Lajeado recomenda que a população permaneça em casa, evitando aglomerações e que adote medidas como lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, não compartilhem objetos de uso pessoal, evitem contatos fisicos como abraços, beijos ou aperto de mão.
caso apresente sintomas da doença, como febre e desconforto respiratório, entre em contato através do telefone: 63 99114 7069.