Confira os cuidados necessários para manter a saúde mental em meio a coronavírus

Confira os cuidados necessários para manter a saúde mental em meio a coronavírus

“Lembrem sempre que a saúde mental é fundamental! É preciso manter horários de rotina, como o de acordar, refeições, estudos e atividades físicas,”, disse  a psicóloga Michele Almeida.

O surgimento do Coronavírus, além de modificar a rotina de muitos brasileiros, tem promovido ansiedade, desespero e gerado efeitos psicológicos negativos na população. O excesso de informações pela internet e o aumento dos casos no Brasil, nos põe em situação de incerteza sobre o futuro.

Na última quinta-feira, o Brasil completou um mês de confirmação do primeiro caso da doença Covid-19. Os números a cada dia apresentam uma tendência de crescimento de infecções. Tudo isso tem causado impacto na saúde mental da comunidade. Nesse sentido, é necessário que as pessoas saibam como se portar e lidar com as informações dos noticiários.

A psicóloga do município de Lajeado, Michele Almeida, conta sobre recomendações para manter a sanidade mental e filtrar as informações divulgadas. “Precisamos ter um olhar positivo para o momento. Quantas vezes desejamos poder ficar em casa para descansar ou organiza-la? Quantas vezes reclamamos da falta de tempo para os que amamos ou com a gente mesmo? Pois bem, agora a grande maioria pode ter esse tempo! Temos que encarar da maneira mais leve possível”, disse.

“É fundamental estarmos sabendo dos números de casos e das recomendações, porém o excesso, para muitos pode ser um gerador de ansiedade, então pode-se optar para assistir um jornal por dia. Também é importante que se tenha rotina, para isso não existe "receita de bolo", ou seja, não existe rotina pronta, cada família dentro da sua realidade criará a que mais será assertiva”, reforçou a psicóloga.

 

Evite o bombardeio de informações

É preciso se ter controle e filtrar o fluxo de conteúdo que pode gerar preocupação e estresse nesse momento. Apesar de ser importante se manter informado para ter os cuidados recomendados, deve-se buscar aquilo que dá prazer e acalma, para manter a imunidade alta, pois ela tem relação direta com o consumo de sentimentos positivos, de acordo com a psicóloga clínica – São Paulo, Lorena Cascallana.


Imprimir