Coronavírus: suspensão de atividades e medidas que serão tomadas pela prefeitura de Lajeado

Foi confirmado nesta manhã, 18/03, o primeiro caso do COVID-19 no Tocantins, em Palmas.

A secretária de Saúde do município de Lajeado, Jesiany Pajeú, junto com a enfermeira PSF, Leticia Pires, esteve presente no auditório do Mistério Público, em Palmas, na última terça-feira, 17/03, para tratar das providências que estão sendo realizadas para combate e prevenção do novo coronavírus. As propostas foram apresentadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado – TO.

No encontro, foi orientado que seja desenvolvido um Plano de Contingência COVID-19, com as seguintes instruções: deve haver orientação para conscientização da comunidade; enfatizar sobre a higienização individual para o bem coletivo; destacar a importância de evitar aglomerações e que o contato com as unidades de saúde seja inicialmente por telefone para prevenir a disseminação.

Nesta manhã, 18/03, o prefeito se reuniu com a equipe da prefeitura para elaboração do Plano de Contingência Individual Municipal, que está sendo feito de imediato. O documento é um conjunto de informações e recomendações para proteção individual e contenção de possíveis casos.

Seguindo também a orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura ainda informa que haverá paralisação das atividades, eventos do município e atendimentos serão suspensos, como medida de proteção por conta do coronavírus, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira. Apenas serviços essências continuarão normalmente, como saúde e a segurança pública. A secretaria ainda se dispõe à comunidade para esclarecer dúvidas.

Compromisso

Temos que trabalhar o aumento da nossa imunidade, porque esse vírus se propaga em pessoas que têm imunidade baixa. Não é um vírus considerado de alto risco, mas tem como público alvo idosos, por isso, nossa decisão busca a proteção desse grupo. Vamos abrir uma sala de atendimento na tentativa de informar e passar dados sobre o que está acontecendo no momento”, disse a secretária de Saúde, Jesiany Pajeú.

Orientação

Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal e a boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.