Posse dos conselheiros tutelares de Lajeado aconteceu na última sexta-feira

Tomaram posse 09 conselheiros, sendo 05 titulares e 04 suplentes.

Foi realizada a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares em Lajeado do Tocantins, na última sexta-feira, 10/01, no Auditório da Câmara Municipal. Tomaram posse 09 conselheiros, sendo 05 titulares e 04 suplentes, que atuarão no município durante quatro anos. Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades e a comunidade. Para alcançar essa posição, os membros do Conselho participaram de uma eleição, via voto direto, que foi realizada no dia 06 de outubro de 2019.

Somente nove candidatos foram empossados, devido a reprovação da conselheira eleita como titular, Luiza Gomes Batisra Cunha, no exame psicotécnico. Luiza disse que não acha justa a decisão e entrou na justiça com a esperança de conseguir reverter a situação. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), o exercício efetivo da função de conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, ou seja, que esteja apta para ocupar este cargo.

O novo conselheiro, Saulo Pereira, ressalta a expecativa em assumir o novo cargo. “Essa etapa é o inicio da construção de um trabalho, que já vem anos e anos sendo empenhada por outros conselheiros. Vamos tentar fazer o que for possível para proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes”, enfatiza.

A presidente do Conselho Municipal, Maria de Jesus, ressalta a importância de reforçar e promover o conhecimento sobre esses direitos. “Se espera um fortalecimento maior na política de assistência às crianças e adolescentes, sobretudo, aos que são sujeitos a maior vunerabilidade social e vivem as margens da sociedade”, disse a presidente.

Por fim, o prefeito do município, Júnior Bandeira, declara que haverá qualificação para os conselheiros, para que o conselho avance cada vez mais. “O trabalho agora é qualificar e dar melhores condições de trabalho ao serviço do conselho tutelar, ampliar a relação do conselho com todos os segmentos da sociedade e fortalecer a rede de proteção social da criança e adolescente”, ressalta.

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

Novos conselheiros de Lajeado

Queilane Cândido Ribeiro