Prefeitura de Lajeado decreta medidas restritivas contra o coronavírus

No Tocantins, há cinco casos confirmados de infecção pelo COVID-19; O decreto completo pode ser conferido no Diário Oficial.

Publicado no último domingo, 22/03, o Decreto Nº º 040/2020, dispõe que devem permanecer fechados bares, restaurantes, campos de futebol, ginásio de esportes e quiosques em praias particulares. Fica determinado aos estabelecimentos comerciais e industriais, o oferecimento de material para cuidados pessoais, sobretudo da lavagem das mãos, e também a utilização de produtos assépticos durante o trabalho.

A medida também proíbe a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, em que ocorra a aglomeração de pessoas. O transporte coletivo urbano e rural deverá cumprir os protocolos de limpeza minuciosa diária dos veículos, higienização do sistema de ar-condicionado e a disponibilização, em local de fácil acesso aos passageiros, preferencialmente na entrada e na saída dos veículos, de álcool em gel 70%.

A orientação é não procurar os hospitais, que são reservados para casos graves, para evitar o risco de aglomerar pessoas desnecessariamente nesses locais de atendimento. Se for necessário encaminhamento hospitalar, isso será feito pelos mecanismos usuais de regulamentação do Município, a partir da consulta na unidade de saúde ou consultório.

O descumprimento do contido neste artigo sujeitará, conforme o caso, às penalidades administrativas, cíveis e criminais. Para mais informações, dúvidas ou suspeitas de casos infectados pelo COVID-29, entrem em contato pelo telefone do Centro de Operações de Emergência (63) 3519-1088.