Rede de Ensino de Lajeado vai ofertar atividades educacionais não presenciais

Alunos irão receber atividades impressas e também através de uma plataforma digital.

A Secretaria de Educação comunica que pelo crescimento de casos do coronavírus no Tocantins, as atividades educacionais presenciais continuam suspensas. Por essa razão, a Secretaria criou o Plano Emergencial de Acompanhamento Pedagógico com o objetivo de garantir o vínculo dos educandos com a rede de ensino.

A execução do plano terá um tempo de experiência e depois será feita a análise de sua efetividade.  Caso ocorra tudo como planejado, servirá como estratégia para reposição de aulas, após validação do Conselho Municipal de Educação. A rede de ensino realizou com os estudantes e professores uma pesquisa que diagnosticou os interesses sobre a proposta.

A decisão da oferta de atividades não presenciais se tornou uma possibilidade depois que a Secretaria realizou a pesquisa que verificou se os alunos gostariam de receber atividades através de uma plataforma virtual ou receber de forma impressa. De acordo com os dados, 92,2% responderam que a preferência são exercícios impressos, enquanto 7,8% preferem pelo meio virtual.

Os professores também foram consultados através da avaliação diagnóstica e 90% preferem a impressão das atividades como forma de melhor alcance dos educandos, porque muitos estudantes não possuem acesso à internet e outros não sabem lidar com educação à distância. Além disso, buscando atender a todos, a rede criará uma ferramenta digital interativa que será disponibilizada aos pais, estudantes e professores, como um instrumento de acesso.

Vale ressaltar que as atividades serão entregues em conformidade com ações do momento. Isso será feito da seguinte maneira: atividades devem ser embaladas, lacradas e portando carta explicativa com orientações sanitárias e entregues semanalmente; No ato da entrega e devolução os responsáveis assinam; cumprimento do organograma para entrega e recebimento em acordo com as orientações de prevenção do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Por Amanda Mitaly

Créditos da imagem: Freepik