Secretária do Meio Ambiente de Lajeado participa de evento sobre Prevenção às Queimadas realizado pelo TCE

Secretária do Meio Ambiente de Lajeado participa de evento sobre Prevenção às Queimadas realizado pelo TCE

As ações de prevenção desenvolvidas em Lajeado serão acompanhadas pelo TCE.

A secretária de Meio Ambiente e Turismo do município de Lajeado, Aline Rodrigues, participou nesta semana da oitava edição do TCE + Ação com o tema: “Prevenção e Combate às Queimadas”, para discutir formas de combater focos de incêndio no Estado. O Tribunal de Contas do Tocantins declarou que vai acompanhar ações de prevenção e combate às queimadas de 139 municípios, sendo Lajeado, um deles.

No ano passado, o Tocantins registrou mais de 13 mil focos de queimadas e ocupou a quarta colocação no ranking nacional, ficando atrás apenas de Mato Grosso, Pará e Maranhão, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Diante deste cenário, as palestras abordaram sobre a aplicação eficiente de recursos, formas para reduzir queimadas, manejo integrado do fogo nas unidades de conservação e meios que o município deve desenvolver para combater e promover a conscientização junto com a comunidade.  Além disso, foi proposto a elaboração de um plano que será acompanhado pelo TCE até a execução das ações.

O encontro foi realizado no auditório do Tribunal de Contas em parceria com o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Naturatins, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual (MPE) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

 

Por Amanda Mitaly

Com foto e informações do Tribunal de Contas


Imprimir