Vacinação contra gripe começou nesta segunda feira, 23, em Lajeado

Vacinação contra gripe começou nesta segunda feira, 23, em Lajeado

Notícias Acessos: 877

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira, 23/03. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. A vacina já está disponível na unidade de Saúde Dona Felisbela, em Lajeado. Em caso de fila, é indicado pelo Ministério da Saúde que haja distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.

A vacinação está sendo realizada no estacionamento da unidade, em um local arejado para evitar o risco de possível infecção do COVID-19, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h. Os profissionais da saúde estão tomando as medidas de proteção e cuidado, com a higienização diária e assepsia das mãos, para prevenir de qualquer contaminação. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil

A campanha também traz como alerta que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. 

A vacinação para o grupo – idoso e profissionais de Saúde - vai até o dia 15 de abril. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

 

Com informações do Ministério da Saúde

Imprimir