A apenas 52 km da capital de Palmas, está localizada a pequena cidade e refúgio para quem quer espairecer da cidade grande: Lajeado. A diversão já começa na estrada, de onde o visitante pode apreciar monumentos naturais como o Morro do Segredo e o Morro do Leão. É também durante o trajeto a caminho da cidade que se pode admirar o Mirante da Serra do Lajeado.

Uma vez em Lajeado, é imprescindível deixar de visitar os três principais locais para quem busca desfrutar de descanso e curtir com tranquilidade: o Balneário Ilha verde, a Praia do Segredo e a Cachoeira do Viva Vida. Além de outros atrativos naturais que surpreendem visitantes no município, o que o torna ainda mais especial, são os registros rupestres, pinturas e gravuras que formam um rico e complexo patrimônio arqueológico deixados pelo homem pré-histórico na Serra do Caititu.

Os amantes do artesanato também se encantarão ao visitar o município. Além do potencial turístico, a cidade tem um traço marcante do artesanato do Tocantins, o quiosque administrado pela Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE), está localizado na Praia do Segredo, um ponto fixo para vender os produtos, como peças em cerâmicas, cestaria com fibra de buriti, tecidos, obras inspiradas nas gravuras rupestres, sabonetes artesanais, entre outros.

Lajeado também é a sede da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que pode ser uma alternativa diferente de passeio, aliado a conhecimento.